A Justiça do Distrito Federal aceitou denúncia e tornou réu Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, pelos crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso.
A decisão foi proferida na segunda-feira (25) pela 5ª Vara Criminal de Brasília, após denúncia apresentada pelo Ministério Público contra Jair Renan e outros acusados.
LEIA TAMBÉM
Segundo as investigações, Jair Renan é acusado de ter falsificado resultados financeiros da sua empresa, ‘Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia’, para obter um empréstimo no banco Santander, que posteriormente não foi pago. O processo corre sob sigilo, mas a instituição financeira moveu uma ação para cobrar a dívida, obtendo uma decisão favorável ao pagamento de R$ 360 mil.
Em fevereiro, a Polícia Civil do Distrito Federal concluiu sua investigação, indiciando Jair Renan e seu instrutor de tiro, Maciel Alves, pelos mesmos crimes. Os indiciamentos foram resultado de mandados de busca e apreensão cumpridos em agosto do ano passado.
A defesa de Jair Renan Bolsonaro optou por não se manifestar sobre a decisão judicial.
Quem é Jair Renan Bolsonaro?
Jair Renan Bolsonaro, atualmente com 25 anos, é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro com Ana Cristina Siqueira Valle, fruto do segundo casamento do político. Ele é meio-irmão de Flávio, Carlos, Eduardo e Laura Bolsonaro, sendo o mais novo entre os filhos homens e conhecido como "04".
Nas redes sociais, Jair Renan se autodeclara empresário, influenciador digital e estudante de direito.
Desde março, ocupa um cargo de assessor no gabinete do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC). Seif, durante a gestão de Bolsonaro, liderou a secretaria da Pesca e continua sendo uma das figuras proeminentes do ex-presidente no Senado.
Jair Renan recebe um salário bruto de aproximadamente R$ 9,5 mil mensais pelo cargo de Auxiliar Parlamentar Pleno, segundo informações obtidas pela CNN.