Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bolsonaro é um “covardão”, diz Lula sobre suposta tentativa de golpe de Estado

Crítica foi feita durante reunião ministerial nesta segunda-feira (18). Lula afirmou que Bolsonaro “não teve coragem de executar o que planejou”.

18/03/2024 às 17h05

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou nesta segunda-feira (18), sobre a suposta tentativa de Golpe de Estado investigada pela Polícia Federal. Em reunião ministerial no Palácio do Planalto, Lula afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi um “covardão” que “não teve coragem de executar o que planejou”. 

Bolsonaro é um “covardão”, diz Lula sobre suposta tentativa de golpe de Estado - (Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil) Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Bolsonaro é um “covardão”, diz Lula sobre suposta tentativa de golpe de Estado

"Não teve golpe não só porque algumas pessoas que estavam no comando das Forças Armadas não quiseram fazer, mas também porque o presidente é um covardão. [...] Ele não teve coragem de executar o que planejou, ficou dentro de casa aqui no Palácio chorando quase um mês e preferiu fugir para os EUA do que fazer o que tinha prometido”, disse Lula.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

O chefe do governo comentou ainda sobre os depoimentos dos ex-comandantes das Forças Armadas, prestados durante a investigação, que tiveram os sigilos derrubados após ação do ministro do Supremo, Alexandre de Moraes. O presidente apontou que o Brasil “correu sério risco” de entrar em um novo período antidemocrático.

“Se, há três meses, quando a gente falava em golpe parecia apenas insinuação, hoje temos certeza que esse país correu sério risco de ter um golpe em função das eleições de 2022”, ressaltou Lula. 

Ataque aos Três Poderes, em Brasília - (Agência Brasil) Agência Brasil
Ataque aos Três Poderes, em Brasília

Segundo depoimentos prestados à Polícia Federal (PF) pelos ex-comandantes do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista Júnior, Bolsonaro estava no centro das conspirações de uma ruptura democrática.

“O povo foi mais sábio, mais corajoso, e nós estamos aqui com a incumbência de fazer uma coisa muito importante, que não é só resolver o problema da economia, da saúde, do transporte, da agricultura, nós temos que resolver uma coisa muito mais séria que é a consolidação do processo democrático deste país. A democracia passa a ser uma coisa fundamental na nossa vida”, acrescentou Lula.