A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, foi criticada por parlamentares bolsonaristas após compartilhar uma publicação sobre sua visita à comunidade ribeirinha da Ilha do Combú, em Belém, Pará. Por meio das redes sociais, políticos bolsonaristas comentaram a participação de Janja no evento.
"A Primeira-blogueira Janja está viajando de novo, claro. E com o seu dinheiro", disse a deputada Carla Zambelli (PL) no X, o antigo Twitter.
LEIA TAMBÉM
A viagem ocorreu no contexto da agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente francês Emmanuel Macron, que incluiu encontros com lideranças indígenas na região. Em um vídeo publicado na terça-feira (26), Janja é vista tomando um suco de bacuri, fruto típico da região amazônica, enquanto viaja de barco pelo Rio Guamá em direção à Ilha do Combú.
“Eu ‘tô’ aqui tomando um suco de bacuri, que eu amo, fruta da Amazônia. Isso aqui é uma preciosidade, uma jóia para o mundo. E a gente tem que tomar muito cuidado com tudo isso aqui”, comentou Janja.
A publicação logo se tornou alvo de críticas por parte de opositores políticos. Eduardo Bolsonaro (PL) e Nikolas Ferreira (PL) também questionaram a participação da primeira-dama em mais um compromisso oficial do Governo Federal:
Os parlamentares ainda acusaram Janja de ignorar questões urgentes, como os problemas na terra indígena yanomami e o aumento dos casos de dengue no país. “Recorde de morte de índios Yanomamis, recorde de dengue e a Rainha das Visitas está como? Deslumbrada é pouco”, disse Eduardo Bolsonaro. Veja os comentários a seguir:
Brasil supera a marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024 e registra 682 mortes. Janja comenta: pic.twitter.com/OTlyDpjCHd
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) March 27, 2024
A Primeira-blogueira janja está viajando de novo, claro.
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) March 27, 2024
E com o seu dinheiro.
Equipe Deputada Federal Carla Zambelli.
⚠️ Você já assinou a petição que será incluída no pedido de impeachment contra lula, já assinado por 144 deputados? ASSINE E COMPARTILHE 👉🏼… pic.twitter.com/4gGHBunJtV
Recorde de morte de índios Yanomamis, recorde de dengue e a Rainha das Visitas está como? Deslumbrada é pouco... pic.twitter.com/oimlEptPvT
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) March 27, 2024
Lula e Macron se reúnem em Belém para debater preservação ambiental e questões climáticas
Em uma visita ao Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, desembarcou em Belém, Pará, para participar de uma reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro, ocorrido na terça-feira (26), focou em questões como preservação ambiental e mudanças climáticas.
O contexto da visita é marcado pela preparação da cidade para sediar a próxima Conferência do Clima da ONU, a COP 30, agendada para 2025.
A visita incluiu uma viagem de barco, na qual os presidentes, juntamente com o governador do Pará, Helder Barbalho, e figuras como a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, navegaram da Estação das Docas até a Ilha do Combu. Esta ilha, uma das principais na capital paraense, é conhecida por abrigar uma fábrica de chocolates, que foi visitada em comemoração ao Dia Nacional do Cacau.
Durante a visita, o presidente Macron concedeu uma condecoração ao cacique Raoni, figura na luta pelos direitos indígenas e pela preservação da Amazônia. Além disso, lideranças indígenas, incluindo Raoni, tiveram a oportunidade de discursar sobre a importância vital da preservação da floresta e dos povos indígenas.