Portal O Dia

Sargento da PM, baleado em tentativa de assalto, morre após cinco dias internado no HUT

O sargento da Polícia Militar do Piauí, Jurandir Oliveira, baleado durante uma tentativa de assalto no bairro Alto da Ressurreição, em Teresina, morreu neste sábado (14). O policial havia sido atingido por disparos na última segunda-feira (9) e estava internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) desde o dia do ataque. Após ser submetido a uma cirurgia, o sargento permaneceu em estado grave, com ferimentos no ombro e no abdômen, em decorrência do confronto com os criminosos.

Arquivo O Dia
Sargento da PM, baleado em tentativa de assalto, morre após cinco dias internado no HUT

Em nota de pesar, a Polícia Militar do Piauí lamentou o falecimento do sargento Jarandir Oliveira, destacando que, ao longo de 32 anos de carreira, ele "deixou um legado de profissionalismo e compromisso com a segurança pública".

"Sentimos profundamente a perda do policial, cuja dedicação e serviço foram marcantes para a nossa comunidade e para a corporação. Que Deus o acolha em seu infinito amor e lhe conceda descanso eterno", declarou a corporação.

A nota também informa que o Centro de Assistência Integrada à Saúde (CAIS) está prestando apoio à família por meio do Plano de Assistência Funerária (PLANAF) da Polícia Militar do Piauí.

O velório do sargento será realizado neste sábado (14), às 15h, na Igreja Savina Petrilli, no bairro Dirceu I, em Teresina.

Entenda o caso

O caso aconteceu na segunda-feira (9), quando o sargento estava em frente a uma padaria no bairro Alto da Ressurreição. Ele estava abrindo o porta-malas de seu carro quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Imagens de câmeras de segurança mostram um dos criminosos descendo da moto e iniciando uma luta corporal com o policial.

Em seguida, outros quatro suspeitos chegaram em um carro e se envolveram na ação. O sargento reagiu, sacou sua arma e disparou contra os criminosos. Durante a fuga, um dos assaltantes foi atingido pelos tiros e morreu no local. O sargento, no entanto, foi baleado e precisou ser socorrido imediatamente. Inicialmente levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ele foi transferido para o HUT.

A Polícia Civil iniciou as investigações e identificou sete pessoas envolvidas no crime, incluindo menores de idade. João Pedro da Silva, um dos suspeitos, foi preso logo após o ataque. O jovem se apresentou ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), acompanhado de sua advogada. Ele é apontado como o autor dos disparos que atingiram o sargento.

O delegado Bruno Ursulino, responsável pela investigação, confirmou que a ação do sargento foi legítima defesa, considerando as circunstâncias do ataque. As investigações seguem para reunir mais provas e fundamentar esta acusação. O delegado também mencionou que o suspeito tem passagem por porte ilegal de arma e que a equipe está consultando o Estado de São Paulo para verificar se há registros de outros crimes cometidos por ele na região, já que ele foi para lá alegando que estava trabalhando.

Veja a nota da PM-PI na íntegra:

É com imenso pesar que a Polícia Militar do Piauí lamenta o falecimento do sargento Jurandir Pereira de Oliveira, ocorrido neste sábado (14). 

Ao longo de 32 anos de carreira, o sargento Oliveira deixou um legado de profissionalismo e compromisso com a segurança pública. Sentimos profundamente a perda do policial, cuja dedicação e serviço foram marcantes para a nossa comunidade e para a corporação. Que Deus o acolha em seu infinito amor e lhe dê descanso eterno.

O velório será na Igreja Savina Petrilli no bairro Dirceu I, às 15 horas.

O Centro de Assistência Integrada à Saúde (CAIS) presta apoio à família por meio do Plano de Assistência Funerária (PLANAF) da Polícia Militar do Piauí. O Comando-Geral e toda a Corporação estendem condolências à família e aos amigos enlutados.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.