Reunir a família durante a ceia de natal é o verdadeiro significado de união e comunhão. É uma satisfação contar com todos diante de uma mesa farta e acolhedora, e esse momento se torna ainda mais especial quando o ambiente também é agradável. Para deixar a mesa com aquele clima de final de ano, a dica é investir na mesa posta. Elementos que, combinados, criam um espaço aconchegante para receber amigos e familiares.
LEIA TAMBÉM
Ana Lívia dos Santos (32) lembra que a mesa posta é um sinônimo de festividade e afetividade, e no natal não é diferente. Há três anos, ela e a mãe, Socorro Santos, decidiram investir na produção de mesas postas, compostas por sousplat, guardanapos e jogos americanos.
E a procura aumenta significativamente nesta época do ano. Enquanto Ana Lívia entra com a parte criativa, dando sugestões de cores e combinações, dona Socorro fica responsável pela confecção das peças. As duas dão dicas de como criar um ambiente agradável apostando nas cores características da época, usando elementos que enriquecem a composição e, claro, usando a criatividade.
Como montar a mesa posta de natal?
Antes de montar a mesa posta da ceia de natal, é preciso conhecer seu estilo e o que mais lhe agrada. Identifique quais características mais se adequam ao seu gosto pessoal, seja ele retrô, vintage, elegante ou clássico. Quem tem o estilo retrô, por exemplo, uma dica é incluir velas e pinhas como parte da decoração. Já para quem quer deixar o ambiente mais elegante e sofisticado, a sugestão é apostar em uma luz mais baixa.
“Quem gosta de uma decoração mais tradicional, pode optar pelo vermelho, dourado e verde, que são cores clássicas da época e é uma combinação perfeita para o natal. E dá para mesclar essas cores nos acessórios, seja nos guardanapos, nos arranjos ou castiçais”, destaca Ana Lívia dos Santos.
Para quem não gosta das estampas natalinas, a dica é optar por uma decoração mais moderna, minimalista e sofisticado. Invista em louças brancas, em cristais e transparência. O foco é optar por itens mais discretos, em tons de dourado ou prateado, que fogem do vermelho tradicional, mas não deixa de remeter à data.