Portal O Dia

Choque elétrico: veja cuidados para evitar acidentes com eletricidade

Dentro de nossas casas o cuidado com energia elétrica deve ser sempre redobrado, garantindo a segurança de todos que nela moram ou visitam. As residências são lugares de conforto e aconchego familiar, mas para manter esse bem-estar é necessário adotar algumas medidas preventivas importantes.

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2022 os eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram os maiores causadores de acidentes por choques elétricos nas áreas residências. O Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica aponta que ano passado foram registrados em todo o país 182 acidentes domésticos envolvendo energia elétrica. Desse total, 149 tiveram vítimas fatais, correspondendo a 81% dos casos.

Reprodução/Freepik
Eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram os maiores causadores de acidentes por choques elétricos

Um dos aparelhos que mais apresentam risco de choques elétricos são carregadores de celular. Na maioria das vezes, as pessoas optam por manusear o aparelho celular enquanto ele está conectado ao carregador. O que muitos não sabem é que esse simples ato pode ser fatal.

Em abril deste, uma criança de 10 anos morreu após ser vítima de choque elétrico em casa. O menino estava usando o celular enquanto o aparelho carregava em uma tomada e acabou sofrendo uma forte descarga elétrica.

De acordo com o IML, a criança chegou a ser encaminhada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Promorar. Pouco depois de dar entrada no hospital, o menino acabou morrendo.

Em junho, outra criança também foi vítima de uma forte descarga elétrica enquanto usava o aparelho de celular conectado ao carregador. A menina de 12 anos morreu eletrocutada na residência da família na localidade Flor da América, na zona rural do município de Colônia do Piauí, no Sul do Estado.

Testemunhas afirmam que a vítima sofreu uma descarga elétrica enquanto usava um aparelho celular ligado à tomada. Após o acidente, a vítima foi socorrida e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Oeiras, mas já chegou sem vida. 

Ligações clandestinas também são perigosas

Ligações clandestinas também representam um alto risco de choques elétricos. O Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas evitem contratar e fazer serviços clandestinos com energia elétrica. Isso porque os riscos de um acidente fatal são grandes quando não há o uso de equipamentos adequados e treinamento para a atividade.

Reprodução/Freepik
As pessoas devem evitar contratar e fazer serviços clandestinos com energia elétrica.

Em março deste ano, por exemplo, um homem identificado como Fernando Rodrigues da Costa, 32 anos, morreu vítima de um forte choque elétrico na localidade Cerâmica Cil, em Teresina. Segundo os populares, ele subiu em um poste para fazer um serviço de ligação de energia em uma residência quando foi eletrocutado. Seu corpo ficou preso ao poste e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para removê-lo.

Veja dicas para evitar choques elétricos:

Lembre-se: Nunca use aparelhos com os fios desencapados ou danificados. Sempre que for manusear algum eletrodoméstico, não se desligue da segurança.