O Corpo de Bombeiros do Piauí recebeu, na manhã desta segunda-feira (09), um investimento de 350 mil reais em equipamentos que vão auxiliar no combate a incêndios florestais e no resgata de vítimas em todo estado.
LEIA TAMBÉM
Os aparelhos entregues são um conjunto de acopláveis a veículos para combate a incêndio (kit pick-up para combate a incêndio florestal). Os instrumentos são compostos por motor a combustão, moto-bomba, tanque rígido (fibra de vidro) para armazenamento de 400 litros de água, mangueira resistente ao fogo e esguicho do tipo pistola.
São 15 kits para combate a incêndio florestal acoplável, que serão utilizados aqui na capital do interior do estado. De acordo com o coronel José Rêgo, comandante do Corpo de Bombeiros, os equipamentos serão distribuídos na capital e em cada município onde existe uma unidade do da corporação.
“Esses kits são bastante úteis, porque a picape é um veículo que entra em locais onde um caminhão de grande porte não entra. Então, isso facilita muito o trabalho do Corpo de Bombeiros”, explicou.
Além dos conjuntos, também serão fornecidas câmeras termográficas, artefatos com recursos para encontrar pontos de calor e detectar sinais de deficiências em edifícios que foram comprometidos por algum tipo de danificação.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, os kits são indispensáveis para missões que requerem uma chegada rápida das equipes a locais de incêndio e/ou que possam ser de difícil acesso.
“Esse kit serve justamente para diminuir o fogo de incêndio que a gente tem visto aí no estado de Piauí, seja por conta do calor, por conta desse período de seca e, principalmente, por conta das ações criminosas de pessoas que insistem em colocar fogo em áreas de risco”, disse o secretário.
Piauí é o estado com a maior quantidade de focos de queimada
Os novos equipamentos chegam em um momento crítico de ocorrência de incêndios no Piauí. Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Estado ocupa o primeiro lugar do ranking nacional na quantidade de focos queimadas registradas no mês de setembro.
Ainda de acordo com Inpe, o Piauí como um todo encontra-se na chamada zona de risco de fogo, ou seja, com situações climáticas propícias para a ocorrência de queimadas de médias e grandes proporções.
Concurso do Corpo de Bombeiros
Durante a solenidade, Chico Lucas informou ao Portal O Dia que o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, já autorizou a convocação de 200 novos bombeiros.
“A gente já vai inaugurar postos de Esperantina a Parnaíba. Já temos prédios prontos na região sul do estado, porque a nossa meta é também expandir para o extremo sul, como as cidades de Bom Jesus e Corrente. Tão logo nós tenhamos os bombeiros formados vamos inaugurar as novas unidades.