Foi lançada nesta segunda-feira (18) em Teresina a Operação Boas Festas Seguras, deflagrada pelas forças de segurança do Piauí para reforçar o policiamento nos locais de maior fluxo de pessoas e de bens neste fim de ano. Mais de 2 mil agentes atuarão nesse reforço do policiamento ostensivo. São homens e mulheres da Polícia Militar e da Polícia Civil.
LEIA TAMBÉM
- PM lançará operação com mais de 500 agentes no centro de Teresina nesta segunda
- Polícia prende 15 pessoas na Santa Maria da Codipi em operação contra facções criminosas
- Lojas de cigarros eletrônicos são alvos de operação da PF em Teresina
- Operação Silêncio e Paz: quase 20 pessoas são presas em Teresina e Picos
No caso da PM, haverá ainda o reforço de 500 alunos do curso de formação de soldados e do curso de habilitação de oficiais, segundo informou o coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da Corporação. Ele explica que o principal foco da Operação Boas Festas será a capital, Teresina, e o litoral piauiense em razão da concentração do fluxo de gente.
A Operação Boias Festas também será deflagrada em cidades do interior do Piauí que recebem um fluxo maior de turistas neste fim de ano, a exemplo de cidades-polo como Picos, Floriano e Oeiras. “É um período em que muitas pessoas costumam voltar para casa para o recesso de fim de ano, e tem muita gente que mora no interior e trabalha na capital. Queremos que esse retorno seja tranquilo e esse recesso seja aproveitado em segurança por todos”, frisou o coronel Jackson Galvão, coordenador do Departamento Geral de Operações da PM.
Além dos militares, a Polícia Civil deve reforçar o contingente de agentes em atuação neste fim de ano justamente para dar conta do aumento que se espera na quantidade de prisões que serão efetuadas.
“Nosso foco é sempre maior nas áreas de circulação de pessoas. Teremos um aumento no policiamento ostensivo e, em razão disso, a Polícia Civil deve receber, também, mais conduzidos. Vamos intensificar as representações de prisões preventivas e outras medidas cautelares”, afirmou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública.
A Operação Bofas Festas começa nesta segunda-feira (18) e segue até o dia 02 de janeiro em todo o Piauí.