Dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), relevam que o Piauí contabilizou até este domingo (8) um total de 1.321 focos de incêndios. Dessa forma, o Estado está atualmente no primeiro lugar do Nordeste e terceiro no país quando o assunto se trata de queimadas.
Segundo o levantamento, o quantitativo representa 12,1% de queimadas no país, ficando atrás apenas do Amazonas (1º) com 2.073 incidências e do Pará, que contabilizou até ontem (8) 2.011 chamados do Corpo de Bombeiros. Com a chegada do B-R-Ó BRÓ, período mais quente do ano, os termômetros chegam a passar dos 40 Cº em várias regiões do Piauí.
Cidades piauienses com maior número de focos de incêndio
1) Itaueira: 109
2) São José do Peixe: 66
3) Oeiras: 53
4) Canavieira: 49
5) Valença do Piauí: 48
6) Flores do Piauí: 46
7) São Francisco do Piauí: 43
8) Alvorada do Gurguéia: 36
9) São Miguel do Fidalgo: 36
10) Uruçuí: 32
A climatologista da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Sara Cardoso, explicou que o levantamento levou em consideração a onda de calor ao qual o Piauí se encontrava.
LEIA TAMBÉM
Em 2023, o Piauí já registra 8.567 focos de incêndio em várias regiões. A cidade que se consolida com maior percentual é Uruçuí. A cidade do Sul do Estado possui 715 ocorrências, seguida de Floriano (419) e Baixa Grande do Ribeiro (412).
Corpo de Bombeiros adquire novos equipamentos
O Corpo de Bombeiros do Piauí recebeu, na manhã desta segunda-feira (09), um investimento de 350 mil reais em equipamentos que vão auxiliar no combate a incêndios florestais e no resgata de vítimas em todo estado.
Os aparelhos entregues são um conjunto de acopláveis a veículos para combate a incêndio (kit pick-up para combate a incêndio florestal). Os instrumentos são compostos por motor a combustão, moto-bomba, tanque rígido (fibra de vidro) para armazenamento de 400 litros de água, mangueira resistente ao fogo e esguicho do tipo pistola.