Portal O Dia

Piauí receberá mais de R$ 200 bilhões em investimentos com a produção de hidrogênio verde

O processo de transição energética global dará um importante passo a partir da próxima sexta-feira (15). Acontece que na data serão lançadas as pedras fundamentais dos dois maiores projetos de hidrogênio verde (H2V) do mundo no Piauí. Segundo o Governo do Estado, as empresas Green Energy Park e Solatio deverão investir R$ 200 bilhões até 2035 com a produção do H2V, que promete substituir nos próximos anos os combustíveis fósseis.

Divulgação/CCOM
Inauguração da primeira etapa do Porto Piauí será nesta quarta (13)

Além disso, há expectativa da geração de mais de 20 mil empregos para o Piauí com a empreitada. As obras das usinas devem iniciar no fim de 2024 e a primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027. Serão mais de 20GW de potência gerados.

Segundo o governador do Piauí, Rafael Fonteles, a construção das usinas irá beneficiar vários setores da economia e permitirá ao Piauí a atração de mais investimentos para a região.

Esses investimentos vão alavancar a economia piauiense e trazer inúmeros benefícios para nosso estado, para os empreendedores e para a população, com novas oportunidades de negócios, trabalho, emprego e renda. E o Piauí passará a ser também o local ideal para a instalação de indústrias que queiram produzir produtos verdes, como aço verde, fertilizantes verdes etc. Do ponto de vista ambiental, esse projeto terá repercussão em âmbito global

Rafael FontelesGovernador do Piauí
Divulgação/CCOM
Rafael Fonteles, governador do Piauí

Atração de investimentos internacionais

Desde o início de sua gestão, iniciado em 2023, Rafael Fonteles já realizou diversas reuniões e negociações internacionais para mostrar aos investidores estrangeiros os atrativos do Piauí para a produção do hidrogênio verde e seus derivados.

Conforme Fonteles, o Piauí é um dos maiores produtores de energia limpa do Brasil. Ele atribuiu o fato aos elementos naturais que o estado possui, bem como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Estado, localizada em Parnaíba, e o Porto do Piauí.

“Estão a abundância de sol, vento e água e a larga produção de energia eólica e solar – hoje, o Piauí é um dos maiores produtores de energias limpas do país”, ressaltou o gestor.