Atualizada às 09h25min
A Polícia Federal divulgou o balanço parcial da Operação Fronteira Sul. Até o momento, foram sequestrados cerca de R$ 5 milhões em bens do grupo criminoso investigado. Foram apreendidos celulares, veículos, balanças de precisão, anotações de contabilidade referente ao tráfico de drogas e documentos. Não foram informadas prisões ainda.
Iniciada às 08h44min
A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas desta terça-feira (31) uma operação de combate ao tráfico interestadual de drogas tendo como alvos criminosos que atuam no Piauí e no Maranhão. Ao todo, as equipes estão cumprindo 44 mandados judiciais, sendo 28 de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva expedidos pela Justiça Estadual Piauiense. Os alvos estão localizados nas cidades de Teresina, Parnaíba, Regeneração, São Pedro, Monsenhor Gil e Caxias.
Batizada de Fronteira Sul, a operação teve início a partir de investigações feitas em junho de 2022 com a prisão em flagrante de um homem que conduzia um caminhão carregado com 255 Kg de maconha e 3 Kg de cocaína em Teresina. O inquérito policiais constatou que o principal comprador dessa droga seria um dos líderes de facção criminosa que atua no litoral piauiense e seria o responsável pelo envio dos entorpecentes na região de Parnaíba.
A partir desta prisão, a Polícia Federal identificou outros integrantes do grupo criminosos. Outras duas pessoas foram detidas pelo crime de tráfico de drogas antes mesmo da deflagração da operação de hoje (31). Por meio de nota, a polícia informou que a droga vinha de São Paulo e da região Centro-Oeste do Brasil para ser comercializada no Meio Norte do Piauí.
Os investigados na Operação Fronteira Sul serão conduzidos para a sede da PF em Teresina, onde prestarão depoimento. Eles devem responder pelos crimes de tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo.