Portal O Dia

Retrospectiva 2023: atletas trouxeram medalhas para o Piauí nas principais competições do ano

O ano de 2023 encerra com um cenário esportivo não muito favorável para os times piauienses, que não conseguiram se impor e alcançar posições nos campeonatos que participaram, a exemplo do Brasileirão. A expectativa é de melhora. Foram rebaixamentos de times e desistência do Ferroviário do Estadual Piauiense 2023, motivo de punicão pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí.

Mas em outras modalidades esportivas, os atletas piauienses alcançaram mais êxitos ao conquistarem medalhas de ouro, prata e bronze, como foi no caso dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023; Aberto de Badminton de Santo Domingo; no Challenge de Badminton, na Guatemala, e Campeonato Brasileiro de Canoagem, em Minas Gerais. Destaques para a atleta Letícia Nonato no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23, nos Jogos da Juventude de Buenos Aires e no Pan de Santiago, que deram à atleta posições importantes no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo.

Destaque também para a convocação da atacante piauiense Adriana Maga para seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo Feminina 2023, na Austrália, e Letícia Lima, piauiense que ficou no Top 5 dos melhores tempos do Atletismo em 2023, atleta velocista forte candidata para uma vaga nas Olimpíadas 2024, após conquistar cinco medalhas de ouro.

Oeirense vence o Picos e conquista o bicampeonato da série B piauiense

A primeira capital esteve em festa, pois a Associação Atlética Oeirense foi bicampeã da série B do campeonato piauiense. Fundada em 2019, a equipe repetiu o feito de 2021 e disputou mais uma vez a série A do torneio estadual. O “cachorro louco” bateu o Picos no estádio Helvídio Nunes por 1 a 0 e coroou a campanha com o acesso e o título do torneio. Oeirense e Picos se juntaram ao River-PI, Fluminense-PI, Altos, Parnahyba, 4 de Julho e Corissabá para disputar a primeira divisão em 2024.

Reprodução / Oeirense
Oeirense vence o Picos e conquista o bicampeonato da série B piauiense

Tiradentes vence Picos e é campeão do estadual Sub-20

O Campeonato Piauiense Sub-20 teve um novo campeão: o Tiradentes, que venceu o Picos por 2 a 1 em jogo bastante movimentado, principalmente no primeiro tempo. Mesmo ficando com o vice-campeonato, o Zangão mostrou continuidade no trabalho, chegando em duas finais consecutivas (2022 e 2023). Com o título, o Tiradentes garante o direito de representar o Piauí na Copa São Paulo de Futebol Júnior, além de vaga na Copa do Brasil Sub-20, ambas em 2024. Vice-campeão, o Zangão irá também para a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Reprodução / FFP
Tiradentes é campeão piauiense Sub-20.

Fabrício Farias leva medalha de prata histórica nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023

O atleta piauiense Fabrício Farias, de 23 anos, ao lado do carioca Davi Silva, de 20, garantiram a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no torneio de duplas masculinas no badminton. Ao todo, o Brasil soma três medalhas na modalidade, todas com atletas do Piauí. Vale ressaltar que o Brasil não alcançava uma final de duplas masculinas há oito anos, quando ocorreram os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015.

Divulgação/COB
Davi (à esquerda) e Fabrício Farias

Atletas trazem 2 ouros e mais 5 medalhas do Aberto de Badminton de Santo Domingo

O Aberto de Badminton de Santo Domingo, em Dominicana, foi bom para os piauienses! Os atletas trouxeram sete medalhas da competição. Duas delas medalhas de ouro, conquistadas por Juliana Vieira, o destaque da competição. Ela garantiu as medalhas douradas vencendo a categoria individual e dupla, ao lado de Sania Lima. No individual feminino, Juliana Vieira conquistando o ouro ao vencer a também piauiense Sâmia Lima por 2 sets a 0, que ficou com a prata. Nas duplas, Sania Lima e Juliana Vieira se deram bem e venceram Jaqueline Lima e Samia Lima. Ouro e prata para as atletas do Piauí! Já nas duplas masculinas, Fabrício e Davi ficaram com a medalha de prata. Fabrício conquistou medalhas também na categoria duplas mistas, ao lado de Jaqueline Lima, no caso o bronze.

Reprodução/redes sociais/ Sania LIma
Piauienses brilha em Aberto de Badminton na República Dominicana.

Atletas do estado conquistam medalhas no Challenge de Badminton, na Guatemala

No torneio do Challenge de Badminton, que foi realizado na Guatemala, os representantes piauienses conquistaram medalhas no torneio. Fabrício Farias, que fez dupla com Davi Silva, ficou com a prata após a dupla perder a final para os canadenses Kevin Lee e Ty Alexander Lindeman por 2 sets a 0. Já entre as duplas femininas, as duas piauienses Jaqueline Lima e Sania Lima ficaram com a medalha de bronze depois de serem derrotadas pelas norte-americanas Annie e Kerry Xu, por 2 sets a 1.

Reprodução/Redes sociais
Fabrício Farias, que fez dupla com Davi Silva, ficaram com a prata.

Pan 2023: Piauienses miram Paris 2024

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 encerraram com excelente participação brasileira. O Brasil terminou na 2ª colocação geral no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. E os atletas piauienses contribuíram para este resultado, com cinco medalhas garantidas. O Badminton foi o esporte que mais rendeu medalhas – três ao todo. A prata de Fabrício Farias e duas medalhas de bronze, com Sânia Lima e Juliana Viana. No Atletismo, Letícia Lima garantiu duas medalhas: uma de prata, no Revezamento e uma de bronze Revezamento. Os resultados credenciam – especialmente Fabrício Farias e Letícia Lima – a serem fortes nomes para carimbarem uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Reprodução/Redes Sociais
Fabrício Farias (à direita) conquistou a prata no Pan de Santiago.