Nesta quarta-feira (25), o atleta piauiense Fabrício Farias, de 23 anos, ao lado do carioca Davi Silva, de 20, garantiram a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no torneio de duplas masculinas no badminton. Ao todo, o Brasil soma três medalhas na modalidade, todas com atletas do Piauí.
LEIA TAMBÉM
O feito histórico da prata ao Piauí veio após a dupla brasileira superar os canadenses Kiyoshi Yakura e Xingyu Dong por 2 a 1 (21/19, 15/21 e 18/21). Vale ressaltar que o Brasil não alcançava uma final de duplas masculinas há oito anos, quando ocorreram os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015.
Para o piauiense, a conquista da medalha foi árdua após uma longa disputa. Ele disse que esperava o ouro, porém relatou que não desistiram e está satisfeito com o resultado.
“Acreditamos, lutamos muito e não desistimos, mas eles foram superiores. Formamos nossa dupla há apenas quatro meses, então sabíamos das dificuldades. Não esperávamos chegar a uma final. É a primeira vez que o Davi vem para os Jogos Pan-americanos. É uma competição muito difícil, onde estão os melhores das Américas. É óbvio que queríamos o ouro. Treinamos para isso, mas não veio. Mas estamos muito felizes de alcançar esse resultado”, disse o jovem ao Comitê Olímpico Brasileiro.
Com o feito de hoje (25), o piauiense Fabrício Farias acumula duas medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo a primeira recebida quando o jovem disputou duplas masculinas ao lado do irmão Francielton Farias, em Peru 2019.
Piauienses conquistam medalha de bronze
Essa não é a primeira vez que o Piauí sobe ao pódio nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Nessa terça-feira (24), Juliana Viana e Sânia Lima, ambas piauienses, conquistaram a bronze nas duplas femininas. Além disso, Sânia subiu ao pódio novamente com Davi Silva nas duplas mistas. O Piauí está com uma comitiva de cinco piauienses no badminton em Santiago.