O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) a operação Draco 121. A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e prendeu dois indivíduos na zona sul de Teresina. Eles são suspeitos de integrarem a facção criminosa Guardiões do Estado (GDE).
Os indivíduos foram alvos de operação da Polícia Civil do Ceará, que investigam a organização criminosa GDE. “Hoje foi dado cumprimento a mais de 60 mandados de prisão pela Polícia Civil do Estado do Ceará. Eles já eram investigados aqui pelo Departamento e nessa ação integrada foi dado cumprimento a esses dois mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão. O objetivo dessa cooperação entre unidades de diferentes Estados é a asfixia dessa facção criminosa”, reforça o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa.
O DRACO tem ampliado as investigações contra as facções criminosas que atuam na capital. Ainda em maio deste ano, foi realizada a operação Draco 117, com o objetivo desarticular células da facção criminosa PCC em cidades do sul do Piauí, especificamente nas cidades de Bom Jesus, Canto do Buriti, Demerval Lobão, Campo Maior e também em São Raimundo Nonato, cidade onde foi preso um indivíduo conhecido como "Visionário". Ele veio de São Paulo e é apontado como sendo líder da célula do PCC no município.
A ação teve como objetivo dar cumprimento a 27 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão, em desfavor de "Visionário" e outros membros responsáveis por várias práticas criminosas, entre elas homicídios, tráfico de drogas e roubos. De acordo com a investigação, os alvos da operação tem envolvimento com os recentes homicídios que ocorreram este ano em São Raimundo Nonato.
Dentre eles, o duplo homicídio que aconteceu no mês de fevereiro deste ano, onde as vítimas foram amarradas e executadas a tiros, no bairro Aeroporto. Além do DRACO, o Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) também realizou prisões de faccionados. Em maio deste ano, um homem identificado pelas iniciais F.F.A., acusado de ser o tesoureiro da facção criminosa Bonde dos 40. A prisão ocorreu no bairro Dagmar Mazza, zona sul da capital. Ao todo, 13 pessoas foram presas na operação da Denarc, que contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), DRACO, DHPP e DRFV.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.