A Polícia Civil do Piauí realizou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (07) a Operação Draco 98, com o objetivo de desarticular uma célula de uma nova facção criminosa, vinda do Ceará, denominada "Guardiões do Estado", e que estava se instalando e iniciando a atuação aqui no Estado. A ação policial visa o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e prisão temporária, em desfavor de suspeitos envolvidos em crimes de organização criminosa, posse irregular de arma de fogo e receptação.
LEIA TAMBÉM
As operações estão sendo realizadas em três estados simultaneamente: em Teresina no Piauí, nas cidades de Fortaleza e Taua no Ceará e em Nova Gama e Luziânia, no estado de Goiás. A ação foi realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com apoio das equipes do DENARC, BOPE, BEPI, CORE/Policia Civil do Estado do Ceará e Policia Civil de Goiás.
A operação está sendo coordenada pelo delegado Charles Pessoa, que reforçou a importância de dar uma resposta rápida para o surgimento desta nova facção aqui no Piauí.
Ainda segundo o delegado Charles, as investigações começaram no ano passado e as ações envolveram policiais dos três estados. “Nosso objetivo foi desarticular uma célula de uma facção criminosa que queria se instalar aqui no nosso Estado. Em meados do ano de 2023 ano passado, nós identificamos que alguns criminosos aqui do Estado estava se aproximando de criminosos que tem envolvimento com a célula de uma facção criminosa lá do estado do Ceará efetuamos algumas prisões aprofundamos as investigações conseguimos identificar alguns indivíduos tanto aqui no estado, como também no Ceará e também um indivíduo estado de Goiás”, complementou.
“Eu sempre tenho dito que quando a gente prende um faccionado, como consequência nós estamos evitando vários outros crimes, principalmente o homicídio, o tráfico de drogas, o roubo e o Draco foi instituído para combater as facções criminosas e nós iremos apresentar o resultado que a sociedade piauiense espera”, finalizou o coordenador do Draco.
“No Piauí, não há nenhum espaço dominado por facção”, diz Chico Lucas
As facções criminosas que atuam no Piauí não dominam nenhum território que as forças de segurança não consigam entrar. Isso é o que afirmou o secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, durante entrevista ao programa O Dia News, ainda em 2023. Para ele, essas organizações possuem atuação limitada dentro do sistema prisional e estão mapeadas nos municípios.
“No Piauí, não há espaço dominado. Não há um lugar no Piauí que a gente não entre. O Estado está presente. O que acontece é o Estado ausente e eles se ocupam. Quando não tem estado, você tem a criminalidade violenta”, declarou Chico Lucas. O gestor disse que os crimes violentos em Teresina, por exemplo, se concentram nas áreas de expansão da cidade onde os serviços públicos ainda são precários.
________________________________________________________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.