Os taxistas e mototaxistas de Teresina estão sendo convocados para irem até a Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans) para renovar seus cadastros e poderem continuar atuando regularmente dentro do município. O chamado foi publicado hoje (08) pelo órgão. Espera-se que pelo menos 2.010 taxistas e 2.027 mototaxistas renovem seus cadastros junto ao poder público.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o diretor de transporte público da Strans, Adriano Barreto Alves, a convocação é necessária para o atendimento de portarias e regulamentação por parte da superintendência. “O recadastramento ficará aberto por 60 dias a contar de hoje (08). Estamos convocando os taxistas e mototaxistas para que possamos ter um controle e dar mais segurança aos usuários do serviço na capital”, diz Adriano.
A sede da Strans está localizada na avenida Pedro Freitas Nº 1252, no bairro Vermelha, na zona Sul de Teresina (PI). Os interessados devem comparecer ao local com os documentos originais necessários para renovação do cadastro.
Para renovarem seus cadastros, os mototaxistas e taxistas precisam apresentar:
- Requerimento com assinatura do requerente;
- Procuração e identificação com foto (se for o caso, firma reconhecida em cartório como autêntica);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Cartão atual da permissão (para recolhimento e descarte);
- Alvará de localização e funcionamento;
- Comprovante de residência (de até seis meses);
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV atualizado);
- Certificados dos cursos de taxista, de mototaxista, de condutor de veículos de transporte coletivo de passageiros, de condutor de veículos de transportes de escolares.
- Certificado de Verificação do Inmetro (atualizado);
- Certidão Judicial Criminal Negativa – TRF 1ª Região;
- Certidão Negativa Criminal e Auditoria Militar – CGJ/PJ-PI 1º Grau
- Certidão conjunta negativa e da dívida ativa do Município – CERM/SEMF/PMT
Acesso às faixas exclusivas
A renovação de cadastro que os taxistas e mototaxistas de Teresina devem fazer a partir de hoje não é a mesma para poderem usar as faixas exclusivas de ônibus, recentemente liberadas pela Prefeitura. Para este fim especifico, a Strans publicou portaria própria na qual convoca os motoristas por aplicativo para se cadastrarem e terem acesso ao correr exclusivo do transporte público.
No momento, podem usar as faixas exclusivas os motociclistas no geral e os taxistas. Os motoristas por aplicativo dependem do cadastramento, que deve ser feito na sede da Strans. Veja aqui o precisa para se cadastrar.