A chuva com ventos fortes que atingiu Teresina na tarde desta terça-feira (28) gerou diversos transtornos. A ventania provocou queda de árvores, derrubou estruturas de estabelecimentos e causou falta de energia em bairros da capital.
De acordo com a coordenadora da Sala de Situação da SEMARH/PI, Sara Cardoso, os ventos chegaram a 60km/h em algumas regiões da cidade. “Nós observamos, através das estações do INMET, que os ventos em Teresina ultrapassaram 60 km por hora. Em alguns pontos da cidade, essa velocidade pode ter sido superior a isso, chegando a 80 km/h”, destacou.
Ao Portal O DIA, o climatologista Werton Costa informou que os fortes ventos estão relacionados ao excedente de temperatura aliado a umidade relativa do ar. "Esse vendaval em Teresina está condicionado ao excedente de temperatura. As temperaturas estão elevadas e quando a umidade entra, forma temporal com rajada de vento. Isso era plenamente previsível", disse.
Veja vídeos do vendaval:
Por causa do vento, uma árvore caiu no Espaço Integrado II da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Fios de alta tensão também foram derrubados e, por pouco, não caíram sobre um lanchonete da região. Ainda na Zona Leste, parte da estrutura de vidro de um condomínio desabou. Até o momento, não há registro de feridos.
Além disso, semáforos da Avenida Frei Serafim, uma das mais movimentadas da cidade, pararam de funcionar. O trânsito teve que ser organizado por agentes da Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans).
No Dirceu, bairro localizado na Zona Sudeste, galhos de árvores atingiram as faixas da avenida principal - o que provocou congestionamento. Além disso, diversos moradores precisaram se abrigar em um supermercado e lojas de departamento quando os ventos começaram.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para esta noite na capital piauiense é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada e temperatura mínima de 25ºC.
LEIA TAMBÉM
O período chuvoso na capital, que geralmente tem inicio nesta época do ano, será marcado por raios, trovões e alterações ventosas, conforme explica a coordenadora da Sala de Situação da SEMARH/PI. “Por isso, alertamos que as pessoas procurem locais seguros para se abrigar durante momentos de condições extremas”, ressalta Sara Cardoso.
Devido aos ventos, bairros como Centro e Matinha registraram falta de energia elétrica. O Dia entrou em contato com a Equatorial Piauí para obter esclarecimentos sobre o problema. A empresa informou que "está apurando as informações".
Dicas para população durante ventanias
Em momentos de chuvas e ventos fortes, a população precisa se manter atenta e preparada para lidar com condições climáticas adversas. Primeiramente, é preciso que as pessoas se mantenham informadas sobre as previsões meteorológicas locais e estejam cientes de alertas e avisos emitidos pelas autoridades competentes para tomar as precauções necessárias.
A seguir, o Portal O DIA separou alguns dicas sobre como agir durante temporais ou vendavais:
O que você deve fazer dentro de casa
- Desligue os aparelhos e motores elétricos para não queimar os equipamentos;
- Deixe para carregar seu smarthphone em outra oportunidade;
- Opte por usar o notebook na bateria e pela rede WI-FI, dispensando o uso de fios; Permaneça dentro de casa até a tempestade terminar;
- Não tome banho ou utilize torneira elétrica;
- Não tenha contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, como fogões, geladeiras, torneira;
- Afaste-se das tomadas, aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;
- Evite usar o telefone com fio ou aparelho conectado a tomada (a menos que seja sem fio ou celular.
O que você deve fazer fora de casa
- Procure abrigo. Evite ficar em lugares abertos, como campos, pastos, praias, campos de futebol, piscina, lagoas e também locais elevados;
- Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas e de energia elétrica ou com qualquer objeto metálico;
- Afaste-se de tratores e outras máquinas agrícolas, motocicletas, bicicletas, carroças, árvores Isoladas, postes, mastros;
- Caso esteja dentro de um veículo em uma estrada ou na rua, permaneça dentro dele. Feche os vidros e não encoste nas partes metálicas;
- Não fique abaixo de árvores cu próximo à torres e não deixe veículos sob as árvores durante as tempestades;
- Evite soltar pipas e não carregue objetos como canos e varas de pesca;
- Ao ver um fio caído na rua, mantenha uma distância segura;
- Nunca se aproxime ou toque nos cabos.
O que diz a Equatorial
A Equatorial Piauí informou que a chuva acompanhada de fortes ventos , ocorrida na tarde desta terça-feira (28), provocou intercorrências na rede elétrica, causando a interrupção do fornecimento de energia em algumas áreas de Teresina. A maior parte das ocorrências está relacionada a árvores e objetos lançados sobre a rede.
Para atender os chamados, a empresa diz que ampliou em 5x o número de equipes, com objetivo de dar mais celeridade na recomposição do sistema e normalização do serviço aos clientes interrompidos. Para isto, a Distribuidora afirma que está trabalhando com todo o efetivo possível para reduzir os danos causados pelas chuvas e ventanias que ocorreram em Teresina.
A concessionária também ressaltou que a maior parte dos registros são de ocorrências coletivas, que serão restabelecidas no menor tempo possível.
Em casos de ocorrências individuais, a empresa reforça a importância de registrar por meio dos canais de atendimento como 0800 086 0800, na Clara, assistente virtual do Whats App no (86) 3228-8200, e no site equatorialenergia.com.br.