Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cocal

Assinada ordem de serviço para construção da nova Barragem de Algodões

Obra foi orçada em mais de 207 milhões e deve ser concluída dentro de 24 meses.

08/11/2024 às 10h26

Foi assinada nesta quinta-feira (07) em Brasília a ordem de serviço para a construção da Nova Barragem de Algodões no município de Cocal, Norte do Piauí. A ordem de serviço foi dada pelo governador Rafael Fonteles em reunião com o senador Marcelo Castro (MDB) e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Na ocasião, Marcelo Castro destinou R$ 30 milhões em emendas para a construção da nova barragem.

A obra da nova Barragem de Algodões foi orçada em R$ 207.342.476,73 e será financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A licitação que contratou a empresa responsável pela construção do reservatório aconteceu em março deste ano e a assinatura da ordem de serviço aconteceu dentro do prazo previsto para o início dos trabalhos.

Assinada ordem de serviço para construção da nova Barragem de Algodões - (Divulgação/Gov. do Piauí) Divulgação/Gov. do Piauí
Assinada ordem de serviço para construção da nova Barragem de Algodões

Para o senador Marcelo Castro, a construção de uma nova barragem em Cocal vai levar segurança hídrica para aquela região do Estado. “Fico feliz por ter colocado recursos para esta obra mais do que importante para nosso Piauí. É mais segurança hídrica, melhores condições agrícolas, mais emprego, renda e desenvolvimento para a região”, afirmou o parlamentar.

A construção da Nova Barragem de Algodões está dentro das prioridades na área da infraestrutura do Piauí que foram elencadas pelo governador Rafael Fonteles. Durante a assinatura da ordem de serviço, o governador também discutiu com a bancada federal piauiense a liberação de mais recursos para outras obras estruturantes e na área da Saúde. “O governo do Estado procurou a bancada federal para apresentar as prioridades para que nossos parlamentares possam colocar recursos através de suas emendas para estes projetos estruturantes que envolvem as políticas públicas do Piauí”, explicou.

A previsão é de que a construção da nova Barragem de Algodões seja concluída em 24 meses.

A Barragem de Algodões rompeu em 27 de maio de 2009 - (Reprodução) Reprodução
A Barragem de Algodões rompeu em 27 de maio de 2009

Rompimento da Barragem de Algodões completou 15 anos

Cocal da Estação, 289 quilômetros ao norte de Teresina, foi cenário do maior desastre natural da história do Piauí quando, em 27 de maio de 2009, a parede da barragem de Algodões II rompeu, despejando cerca de 52 milhões de metros cúbicos de água no leito do rio Pirangi, no povoado Franco. A correnteza que se formou arrastou casas e animais e destruiu tudo o que encontrou pela frente, deixando milhares de pessoas desabrigadas nas zonas rural de Cocal e Buriti dos Lopes.

Nove pessoas morreram na hora e uma foi dada como desaparecida, cujo corpo foi encontrado dias depois. Foram 24 mortes ao todo, entre as mortes imediatas e aquelas que ocorreram depois, de doenças decorrentes da tragédia. Quinze anos depois da tragédia, o cenário de devastação ainda é visível.