Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Educação

No segundo dia do Enem, gêmeos piauienses sonham com futuro em Direito e Medicina

Lado a lado, João Pedro Lima Portela e José Vitor Lima Portela compartilham o sonho de entrar na faculdade

10/11/2024 às 12h09

Neste domingo (10), mais de 80 mil jovens piauienses estão enfrentando o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os candidatos estão João Pedro Lima Portela e José Vitor Lima Portela, gêmeos piauienses que, lado a lado, compartilham o sonho de entrar na faculdade, cada um com um objetivo: João quer ser advogado e José, médico.

No segundo dia do Enem, gêmeos piauienses sonham com futuro em Direito e Medicina - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
No segundo dia do Enem, gêmeos piauienses sonham com futuro em Direito e Medicina

A família dos irmãos tem sido um importante apoio durante toda a jornada de preparação para o exame. Em uma entrevista ao O Dia, o pai dos meninos, Laércio Portela, explicou que a preparação é intensa desde o início do ano. “Estamos sempre vigilantes, cobrando e incentivando”, afirma.

Quando questionado sobre a liberdade dos filhos em escolherem seus cursos, Laércio diz que a escolha é deles. “O João quer Direito e o José escolheu Medicina. O que eles querem é o que prevalece”.

Laércio Portela  - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Laércio Portela

Para os irmãos, a presença e o apoio familiar têm sido fundamentais. ”Sem apoio, o estudante pode se sentir um pouco desamparado. Minha dedicação e o apoio deles me deixam mais confiante”, conta José.

José Portela, estudante - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
José Portela, estudante

João, por sua vez, destaca o suporte dos professores da escola. “Os professores nos ajudam muito, não só com os conteúdos, mas também com o apoio motivacional”, comenta João.

João Portela, estudante  - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
João Portela, estudante

Durante a preparação, os irmãos ajudaram-se mutuamente, mesmo com interesses acadêmicos diferentes. Enquanto João se destacou nas áreas de Linguagens, José tinha mais afinidade com Ciências da Natureza.

“A gente estudava junto e discutia os assuntos em que cada um tinha mais dificuldade” explica João.

Para o pai, o importante é que os dois alcancem o sonho de entrar na faculdade. “Se Deus quiser, em janeiro, teremos um advogado e um médico na família.”