Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A arqueóloga Niède Guidon recebeu o prêmio internacional HYPATHIA AWARDS 2020

Niéde foi a única personalidade da América do sul a ser agraciada com o prêmio.

20/04/2021 10:22


Piauí está devendo

A arqueóloga Niède Guidon recebeu o prêmio internacional HYPATHIA AWARDS 2020 em reconhecimento às suas pesquisas arqueológicas, ao seu trabalho, que levaram o Parque Nacional Serra da Capivara ser conhecido no mundo inteiro e ser considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade. Niéde foi a única personalidade da América do sul a ser agraciada com o prêmio. Foram apenas dez cientistas do mundo agraciados com a láurea. A propósito, o estado do Piauí está devendo uma grandiosa homenagem a esta mulher de importância mundial.

Agradecendo

Aos amigos que me enviaram presentinho, na sexta-feira, 16, por conta do meu aniversário: Conceição Araújo, Gilson Vasconcelos, Joyce Viana Nunes, Josselene Muniz, Rosinha Rufino, Vânia Guerra Pereira da Silva, Concebida Costa, Aparecida Coelho, Karina Araújo, Socorro Castro, Sheila Viana, Gislene Moraes, Marinalda Oliveira, Antonia Duailib, Aroldo Francisco, Jéssica Braga, Lenita Medeiros, e Jovita Machado. Outra dezena, a quem também agradeço, me enviou mensagem, impossível citar todos os nomes.

Gilson e seu cuidado com o Iate

Comodoro Gilson Vasconcelos, sobre os esportes no Iate Clube: “Esporte é saúde e bem estar. Pensando nisso, o Iate tem se preocupado bastante com os espaços reservados para os esportes permitidos neste período pandêmico. Diariamente, o clube tem zelado pela limpeza e manutenção da quadra de tênis, assim como do parque aquático, saunas e piscinas. Um clube social que sempre apresenta benfeitorias pensando no lazer e bem estar de seus sócios e de toda sociedade teresinense frente a um momento tão difícil”.

Imposto de Renda

No sábado, a Faculdade CESVALE promoveu o curso de Imposto de Renda para Pessoa Física 2021. O curso foi ministrado online para alunos do curso de Ciências Contábeis com o intuito de atualizá-los sobre o mais importante tributo do fisco brasileiro. Vale registrar que o curso de Contábeis da CESVALE é um dos melhores do estado, pois possui uma equipe de professores, todos com alta graduação, como é o caso da professora Ceciane Portela que é um dos maiores nomes da Contabilidade no Piauí.

João Claudino

No próximo sábado, dia 24, a família Claudino estará rezando 1 ano do falecimento do nosso grande empresário João Claudino Fernandes que nos deixou numa sexta-feira de abril de 2020. Saudades!

Ciclo de Palestras Criminais

Faculdade CESVALE promove hoje, em sistema online, o Primeiro Ciclo de Palestras de Ciências Criminais, às 18h30min, com as participações dos mestres: Eduardo Faustino, Allyne Patrício, Ércio Quaresma Firpe, João Marcos Parente, e Lucas Villa. Para o público externo, as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo fone (86) 9.9858-6718.

Nivers

Parabéns Para Leal Filho, Raimundo Nonato Leite (delegado), Leal Júnior, Roberto Carlos (completou 80 anos), Emmerson Porto Dal Forno (da sociedade gaúcha), e Elivanete dos Santos Brito, que trocaram de idade ontem... Amanhã, aniversariam: Felipe Freitas Castro, Valter Batista da Costa e a colunista gaúcha Nelmi do Amaral... Na sexta-feira quem troca de idade é a deputada Iracema Portela.

Embrapa Cerrados é tema de série de reportagens do programa Giro do Boi

Começaram a ser veiculadas as matérias especiais gravadas para a nova temporada da série Embrapa em Ação do programa Giro do Boi, do Canal Rural. Depois de passar por unidades como Gado de Corte, Agrossilvipastoril, Solos e Meio Ambiente agora é a vez de o programa abordar a história e as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Cerrados. As gravações foram realizadas entre os dias 22 e 26 de fevereiro nos laboratórios e campos experimentais da Unidade em Planaltina e no Centro de Desempenho Animal, em Santo Antônio de Goiás (GO). 




Quem aniversaria na quinta-feira, 22, é Darnel Brito. Cheia de luz e sempre de alto-astral ela ganha abraço especial do maridão Joaquim Barbosa. 



Rosinha Rufino é a nova presidente do filantrópico Closed Club de Teresina. Ela foi eleita por unanimidade pelas sócias do clube. A posse só acontecerá após todas as sócias vacinadas com a segunda dose. Na foto, ela em momento feliz com o netinho Daniel.



Quem aniversaria no domingo, 25, é Álvaro Fernando Mota. Um dos mais destacados advogados do Piauí. Aplausos para ele, pelo aniversário, e pela carreira de muito brilho!



Advogado e Professor Eduardo Faustino, uma das maiores autoridades em Direito Criminal no Piauí, inclusive aplaudido nacionalmente, é um dos palestrantes do Primeiro Ciclo de Palestras de Ciências Criminais que acontece hoje promovido pela Faculdade Cesvale.



Deputada Iracema Portela, cada dia mais bonita, e brilhando na Corte, é ilustre aniversariante de sexta-feira, 23.


Papo em Dia

UM Bom Dia Especial para Rosinha Rufino que ontem, feliz da vida, tomou a segunda dose da vacina contra o coronavirus. 

QUEM também está imunizada após tomar a segunda dose da vacina Coronavac foi a sempre elegante Antonia Duailib.

ABRAÇO especial para a querida Elivanete dos Santos Brito, carinhosamente chamada de NETE, recepcionista eficiente do escritório de advocacia Sebastião Júnior. A eficiência do escritório começa pela boa vontade dela no atendimento dos clientes. Parabéns!

APÓS o falecimento de Jesus Carvalho, o Restaurante Longá agora está sendo administrado por seus filhos, e eles informam que o restaurante está voltando a funcionar normalmente de quinta à domingo. Os pedidos podem ser feitos pelos fones: (86) 3232.6868 ou 9-9822.9384 (whatssap).

O FUNERAL do Príncipe Philip, na Inglaterra, reuniu 30 pessoas rigorosamente obedecendo protocolo de segurança contra a pandemia do coronavirus. Aqui em Teresina, o funeral de um ex-prefeito provocou imensa aglomeração e espalhou o vírus pela cidade como se não estivéssemos numa pandemia. Essa diferença, que passa pela educação dos nossos governantes, explica o porquê somos o país que registra mais casos de Covid-19 no mundo.

AMANHÃ, dia 21, quem aniversaria é a Rainha da Inglaterra, Elisabeth II, que completará 95 anos de idade. Com certeza será o aniversário mais triste da vida, pois chora o falecimento do companheiro, Príncipe Philip, ocorrido dia 9 deste abril.

ONTEM, 19, ADVOGADA e professora Liana Portela postou lindo, longo, e emocionante vídeo, no instagram, onde faz bela homenagem à TERESINHA MACHADO LIMA que nos deixou no 19 de abril do ano passado. O vídeo nutrido de muito amor e carinho mostra fotos e palavras onde LIANA nos fala da grande amizade que as uniu por mais de 20 anos. Foi uma linda homenagem! Dona Teresinha nos deixou num dia de domingo!

SEGUNDO a médica cearense Ingrid Serafim, o leite de vaca não faz mal somente pela lactose, o leite faz mal também porque contém muita caseína uma substância muito alergênica para nosso corpo. É bom lembrar que o leite de vaca é alimento para o gado e não para humanos.

POR morar sozinho, o Padre Tony Batista foi aconselhado por seus médicos a se internar no Hospital São Marcos para o tratamento da Covid-19. Detalhe: Ele já tomou as duas doses da vacina. Seu estado não é grave.


Mais sobre: