Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cinemas Teresina continua com uma programação de filmes para todos os gostos

O Cinema ampliou os procedimentos de higiene e segurança, de maneira cuidadosa e detalhada seguindo todas as recomendações dos órgãos competentes.

09/02/2021 10:24



Papo em Dia

FUNDADA em 1218, a Universidade de Salamanca, na cidade do mesmo nome, na Espanha, onde o desembargador José James Gomes Pereira acabou de fazer pós-doutorado na área do feminicídio, tem 803 anos de existência. É uma das mais bem conceituadas do mundo!

NA qualidade de produtora cultural das boas que é, Carla Ramos anuncia o Show das Mulheres, que ela tradicionalmente sempre realizou, dia 8 de março, na Praça de eventos do Shopping Riverside. Uma das atrações principais será a cantora Cíntia Silveira que esteve, antes da pandemia, fazendo shows na Europa.

AO invés de ficar querendo saber sobre a traição daquele empresário com aquela filha de ex político, indico para você ler, o livro CORREIO PARA MULHERES, de Clarice Lispector. A dica me foi passada pela excêntrica jornalista Tela Tomazelli, de Gramado (RS). Ótimo preenchimento de tempo!

O CENTRO Comercial do SESC, da Avenida Cajuína, que já está pronto, deverá ser inaugurado em março. O presidente do sistema Fecomércio, Valdeci Cavalcante, quer uma inauguração com muitos holofotes e gente!

ABRAÇO especial para o médico pediatra Hilton Cordeiro que estará de aniversário na quinta-feira. Por enquanto, de quarentena devido à pandemia do coronavirus.

QUEM aniversaria amanhã é a sempre bela Kárytha Leal, senhora Silas Freire.  Ela que, em 1998, representou o Piauí no Miss Brasil Comércio, em Guarujá (SP), ficando em segundo lugar, ficando atrás somente da goiana Jelly Silva. Deixando nervoso o saudoso Moacyr Benvenutti, de Santa Catarina, que esperava levar o título com sua candidata! Além do segundo lugar, Kárytha ficou com o título de Miss Simpatia, e foi homenageada pelo prefeito de Guarujá.




Empresário João Vicente Claudino é aniversariante de destaque desta terça-feira.



Marcela Pessoa, diretora administrativa da Faculdade Cesvale, dando as boas vindas ao alunado ao iniciar mais um período letivo, e dizendo que a faculdade está preparada, obedecendo a todos os protocolos de saúde, para a volta de aulas presenciais. Professores e servidores da faculdade receberam rigoroso treinamento para a volta presencial.



Karina Araújo, ativa e determinada, é aniversariante de destaque do próximo domingo, 14. Ganha abraço especial do “loved” Robson Ribeiro. Ela que é nome forte do DEMOCRATAS no Piauí.


Saudade das Prévias do Iate Clube

Na próxima quinta-feira, a TV Clube, Globo local, irá mostrar em seus telejornais, uma matéria saudosa sobre as tradicionais prévias carnavalescas do Iate Clube de Teresina. A matéria será saudosa porque este ano não teremos carnaval. E traz uma entrevista com o presidente do clube, Gílson Vasconcelos, que destacou que as prévias acontecem há mais de 50 anos e este ano deixou saudades entre sócios e artistas e imprensa. A matéria conta também com a participação de Valdo do Trombone e banda, relembrando marchinhas carnavalescas. A matéria da TV Clube destaca que as prévias do Iate Clube são as festas carnavalescas que mais farão falta ao folião teresinense!


Comodoro Gilson Vasconcelos falou para a TV Clube sobre as prévias carnavalescas do Iate Clube de Teresina que este ano não aconteceram por causa da pandemia do coronavirus.


Filmes para todos os públicos

O Cinemas Teresina continua com uma programação de filmes para todos os gostos. Tem terror, comédia, drama, aventura, ação e muito mais. Para que todos curtam um bom filme com todo conforto e bem-estar, o Cinema ampliou os procedimentos de higiene e segurança, de maneira cuidadosa e detalhada seguindo todas as recomendações dos órgãos competentes.

Desembargador José James, mais um Pós-doutorado!

Desembargador José James conclui pós-doutorado em direitos humanos e sociais com tese que aborda a violência doméstica e familiar contra mulheres Com o título “Coordenadoria da mulher em situação de violência doméstica e familiar do Tribunal de Justiça do Piauí: Efetivando os direitos humanos das mulheres”, o trabalho de conclusão de Pós-Doutorado foi defendido pelo magistrado piauiense, desembargador do Tribunal Justiça do Estado do Piauí e atual Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, José James Gomes Pereira, na tarde de sexta-feira (05). Segundo o Desembargador, o objetivo foi avaliar como a Coordenadoria da mulher em situação de violência doméstica e familiar, do Tribunal de Justiça do Piauí-TJ/PI, atua na efetivação desses direitos, especialmente no que se refere ao direito social da segurança e, ainda, como esses direitos vêm ganhando efetivação na atuação de diferentes organismos no Brasil. Para o Desembargador, “não é de hoje que a violência contra a mulher é tema de debates na sociedade brasileira. Programas governamentais, noticiários e em outros meios de comunicação, transmitem o quanto é absurdo o número de vítimas, daí a relevância de abordar essa temática com base nas informações do nosso Estado”. A luta da mulher pela conquista e efetividade dos seus direitos vem de longa data. Em qualquer contexto histórico do mundo ocidental, é possível observar não só formas de relações desiguais entre os diferentes sexos, em que mulheres aparecem em situações de vulnerabilidade, como também exemplos variados de resistências e maneiras de enfrentamento da desigualdade, afirmou o desembargador em sua dissertação pós-doutoral.  A pós-graduação foi realizada na Universidade de Salamanca (Espanha) e sua tese teve com orientadora a pós-doutora Laís Locatelli. A banca avaliadora foi composta pelos professores Dra. Ynes da Silva Felixa, Dr. Pedro Garrido Rodriguez e Dra. Carmela Dell’ Issola. A Universidade de Salamanca é uma instituição de ensino superior pública, situada na cidade de Salamanca, na Espanha. É a universidade mais antiga daquele país e a quarta fundada na Europa, posterior somente às universidades de Bolonha, Oxford e Paris. O Desembargador José James possui o título de Doutorado em Direito e Ciências Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, UMSA, Buenos Aires, Argentina; mestrado pela Universidade Católica de Brasília; pós-doutorado em Direito pela Universidade de Messina, Itália; é especialista em História Política do Piauí (UFPI) e  Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Fonte: TRE-PI 


Desembargador José James Gomes Pereira concluiu, na sexta-feira, 5, mais um pós-doutorado. Desta feita, na Universidade de Salamanca, Espanha.


Cem anos, Deusdeth Sousa!

Quem aniversaria no próximo domingo, dia 14, é o advogado Deusdedith Almeida Sousa, pai do ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa. Ele completa 100 anos de idade totalmente lúcido e com boa saúde, para a alegria de todos. Além de João Henrique, será abraçado pelos outros dois filhos, Jorge e Eneida. Se viva estivesse, e se estivéssemos em tempos normais, dona Elita Sousa estaria a preparar uma linda festa para comemorar este momento especial do seu querido DETE, como ela carinhosamente o tratava...!

BLITZEN EDUCATIVA

Com o tema “Volte mais cedo pra casa”, o Governo do Estado do Piauí, por meio da ação integrada de diversos órgãos, está realizando blitzen educativas no município de Teresina para conscientizar a população sobre a manutenção dos cuidados de prevenção ao coronavírus e a necessidade de cumprimento do Decreto Estadual (Decreto Nº 19.445, de 26 de janeiro de 2021) que reforça as regras sanitárias, além do cumprimento da Lei Seca. De acordo com as últimas pesquisas do Ministério da Saúde, uma em cada cinco vítimas de acidentes de trânsito atendidas nos pronto-socorros ingeriu bebida alcoólica. Os dados revelam ainda um total de 21% dos acidentes relacionados ao uso do álcool, causando um grande impacto nos atendimentos de urgência e emergência do SUS. Na ação, os agentes do DETRAN também estão realizando testes de alcoolemia, por meio do bafômetro. 

Mais sobre: