Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Confira os destaques da coluna Mauro Veras desta terça-feira,28 de Julho.

Coluna assinada por Mauro Veras!

28/07/2020 11:20


A esquecida do júri

No domingo, nos chegou a notícia do falecimento da Miss Piauí 1963, Maria da Consolação Teixeira e Silva. Faleceu acometida de câncer de fígado. Consolação Teixeira concorreu no mesmo ano de Ieda Maria Vargas que logo em seguida venceu o Miss Universo. Na época, um jornal de São Paulo publicou que a Miss Brasil daquele ano ou seria a Miss Piauí ou a Miss Rio Grande do Sul. Por preconceito, pela pobreza do nosso estado, nossa representante não foi nem classificada entre as dez, o que fez a Revista O CRUZEIRO publicar em destaque sobre Consolação: “A grande esquecida do júri”. A reportagem de O CRUZEIRO também destacou: “Miss Piauí, pouco promovida antes do concurso, foi a grande surpresa no desfile de maiô, de vestido de baile e típico. Entretanto, não foi classificada (O Cruzeiro, 13 de julho de 1963). E ainda: “O primeiro traje típico de uma Miss Piauí – Vaqueiro do Nordeste, traje confeccionado em pele de veado capoeiro, trabalhado em fios e em lâminas de ouro, chapéu, gibão peitoral, sapatos e rebenque” (O Cruzeiro, 13 de julho de 1963). Consolação Teixeira teve três filhos. Sua filha Rachelle foi eleita A Mais Bela Estudante do Piauí no ano de 1983, em promoção do saudoso Nelito Marques. Foi convidada para disputar o Miss Piauí, mas, em represália, rejeitou, pois teve medo de vencer e, no Miss Brasil, ser esquecida do júri como sua mãe foi. Vale registrar que, concurso de Miss, naquela época, era um grande acontecimento que mobilizava todo o país. Quando disputou o Miss Piauí em 1963, Consolação Teixeira representava o Jockey Club do Piauí.

Só vacinada

Sobre o decreto da prefeitura de Teresina que autorizou a reabertura das igrejas ontem, a Cynthia_lac, pelo instagram, mandou o seguinte recado para o prefeito Firmino Filho: “As igrejas só vão me ver quando eu tiver vacinada, enquanto isso eu vou rezar de casa mesmo. Lá em Matheus 6:6 diz ‘Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que está em secreto o recompensará’. E quem for para igrejas, se protejam e cumpram as regras”

Atendimento 24h

O Hospital Francisco Vilar está pronto atendimento 24h na Unidade Centro, em Teresina. Com uma experiência consolidada ao longo de 40 anos, o hospital possui um corpo clínico especializado em diversas áreas da oftalmologia. Os atendimentos nesse período estão sendo feitos com toda segurança e seguindo todas as recomendações sanitárias para prevenção à Covid-19.



Veja como ficará o restaurante do Iate Clube de Teresina após a reforma cuja previsão de conclusão é o mês de outubro. O presidente, Gilson Vasconcelos, está supervisionando todos os detalhes. O projeto é do arquiteto Paulo Frota.




No último dia 17, uma grande dama de nossa sociedade nos deixou: Edice Fachinetti, sócia fundadora do Lótus Clube de Teresina e freqüentadora ativa do clube até os dias atuais. Uma pessoa doce, cândida, extremamente carinhosa. Na foto, dona Edice está em uma das festas juninas do Lótus ao lado da filha, Fátima, e da amiga Zoraide Almeida. Deixa muitas saudades!



No dia dos avós, no domingo, Raulino Filho posta foto com o netinho nos braços. Ele mostra que, além da contabilidade, é nota dez também como avô.



Gilka Marinho, aniversariante da quinta-feira, dia trinta. Ela, uma das mulheres mais elegantes e mais bonitas da sociedade teresinense será coberta de muito carinho e muitos ábacos do maridão, advogado Luiz Gonzaga Soares Viana, com ela na foto.



Papo em Dia

ALEXANDRE de Moraes será o presidente do STF durante as eleições de 2022. Prepare-se para emoções fortes, como diz a blogueira Paula Marisa.

O PROTOCOLO da prefeitura de Teresina marca para setembro a reabertura das escolas, porém a FIOCRUZ já bateu o martelo e disse que não há condições de voltar às aulas sem uma vacina.

FALANDO em FIOCRUZ, esta está fabricando a vacina de Oxford aqui no Brasil e as primeiras doses serão aplicadas em dezembro. A previsão do custo da vacina é de 3 dólares a unidade. Enfim, uma notícia alentadora sobre a Covid-19.

LEVANTAMENTO da própria prefeitura, Teresina tem cerca de duas mil casas vazias no centro da cidade.

DENTRE muitas coisas que essa pandemia tem revelado, uma delas são pessoas fazendo lives na internet. Caiu no gosto popular, porém, a maioria das lives não serve para coisa nenhuma, só mesmo o povo brincando de ser jornalista.

DEPOIS de ser xingado e injuriado pela classe artística, o presidente Bolsonaro está liberando mais de três bilhões de reais para o setor cultural. Estes mesmos artistas, que agora receberão auxílio emergencial para xingar palavrões nos palcos onde pisam, juntaram-se a sindicatos e associações e denunciaram o presidente em Tribunal Internacional acusando-o de genocida em relação à Covid-19 no Brasil. Só falta descobrirem onde funciona o escritório de Deus para mais uma denúncia!



Quem também aniversaria na quinta-feira, 30, é o empresário Fontenelle Brito, da Terno & Cia.



Advogado Leonardo Soares, coordenador pedagógico da Cesvale, é aniversariante da sexta-feira. Nesta foto, com seu pai, José Aírton Soares em evento de homenagens.



Nailza Meneses é também aniversariante da sexta-feira, dia trinta e um. Comemora no isolamento social com o esposo Fernando. Irão comemorar dançando juntinhos como sempre gostam de fazer!



O médico Mateus Vilar é o mais novo oftalmologista do Hospital Francisco Vilar. O profissional é especialista em córnea com ênfase em cirurgia refrativa, transplante de córnea e lentes de contato. Mateus Vilar atende nas unidades de Teresina, Parnaíba e Caxias.

Mais sobre: