Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mundo

G20 expande participação com União Africana e emissário do Papa

13/11/2024 às 08h43

A última cúpula do G20, realizada em setembro de 2023 na Índia, marcou um momento inédito com a inclusão oficial da União Africana como membro permanente do grupo. Essa decisão amplia a presença africana no G20, que já contava com a África do Sul como representante individual. A entrada da União Africana, composta por 55 países, leva a representatividade do G20 para 97 nações, direta ou indiretamente, refletindo quase metade dos países soberanos do mundo. O convite se alinha com esforços de diálogo e cooperação em temas como economia, segurança alimentar e transição energética.

G20 expande participação com União Africana e emissário do Papa - (Agência Brasil) Agência Brasil
G20 expande participação com União Africana e emissário do Papa

Criado em 1999, o G20 foi inicialmente uma plataforma para ministros das finanças e líderes de bancos centrais das principais economias, incluindo Brasil, China, Estados Unidos, entre outros. Em 2008, a composição passou a incluir chefes de estado e, em 2023, sob iniciativa da Índia e apoio dos Estados Unidos, a proposta de entrada da União Africana foi formalizada e aprovada, marcando uma expansão no papel de liderança global do G20.

Essa mudança estratégica representa a integração de um bloco que abrange uma população de 1,4 bilhão de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de aproximadamente US$ 2,86 trilhões, conforme dados do FMI. O G20 agora busca fortalecer os laços com a União Africana, particularmente com foco na agenda de desenvolvimento sustentável conhecida como Agenda 2063, que visa transformar o continente africano em uma potência global.

Os líderes do G20 afirmaram que a participação da União Africana é essencial para enfrentar os desafios globais e ressaltaram o papel da África no cenário econômico e ambiental mundial. A inclusão da União Africana reforça o compromisso do G20 com o desenvolvimento sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono, dado que o continente africano possui vastos recursos minerais críticos para essa transformação.

Para a União Africana, essa participação é uma oportunidade para ampliar seu papel nas discussões sobre segurança alimentar, questões climáticas e estabilidade regional. Segundo o diplomata Antonio Augusto Martins Cesar, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), o continente africano detém as principais reservas minerais para a transição energética. Ele destaca que o G20 pode apoiar a África na busca por estabilidade interna, necessária para desenvolver seu potencial agrícola e mineral.

O que é G20

O G20, ou Grupo dos 20, é um fórum internacional que reúne as principais economias do mundo, incluindo 19 países e a União Europeia. Criado em 1999, o G20 foi inicialmente um fórum para discussões econômicas entre ministros das finanças e chefes dos bancos centrais, mas desde 2008 passou a incluir também encontros anuais entre chefes de Estado e governo.

Os países membros do G20 representam cerca de 85% da economia global e dois terços da população mundial. O grupo foi criado para promover a cooperação econômica e financeira internacional, abordando temas como crescimento econômico, estabilidade financeira, desenvolvimento sustentável, comércio, mudanças climáticas e redução da pobreza.

Além dos membros fixos, o G20 costuma convidar países e organizações internacionais para participar das reuniões, como é o caso da recente adesão da União Africana como membro permanente, ampliando a representatividade do grupo.

Os países membros do G20 são:

  1. África do Sul
  2. Alemanha
  3. Arábia Saudita
  4. Argentina
  5. Austrália
  6. Brasil
  7. Canadá
  8. China
  9. Coreia do Sul
  10. Estados Unidos
  11. França
  12. Índia
  13. Indonésia
  14. Itália
  15. Japão
  16. México
  17. Reino Unido
  18. Rússia
  19. Turquia
  20. União Europeia (representada pelo Conselho Europeu e pela Comissão Europeia)

Recentemente, a União Africana também passou a fazer parte do G20, ampliando a diversidade e representatividade do grupo.