Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí

Conselho de Psicologia repudia ataques transfóbicos contra conselheira por uso de linguagem neutra

Rafa Moon usou o termo “psicólogues” para se referir aos profissionais da Psicologia do Piauí e acabou recebendo comentários ofensivos e discriminatórios na sua postagem.

05/11/2024 às 09h51

O Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região emitiu nota de repúdio aos ataques proferidos contra a conselheira Rafa Moon em um vídeo postado por ela nas redes sociais. A psicóloga utiliza linguagem neutra para convidar os profissionais da Psicologia do Piauí a participar da etapa regional do Congresso Nacional de Psicologia e recebeu uma série de comentários contendo ofensas e ataques transfóbicos.

No vídeo, Rafa Moon diz: “Olá psicólogos, psicólogas e psicólogues do Piauí. Sou conselheira secretária do CRP 21 e vim fazer um convite a vocês. Durante o mês de 2024, estaremos realizando nas cidades de Picos, Parnaíba, São Raimundo Nonato e Piripiri as atividades preparatórias do Corespi, que a etapa estadual do CNP, o Congresso Nacional de Psicologia. Para tanto, no pré-Corespi, estaremos elaborando propostas que serão contempladas nos cadernos de gestões das próximas gestões tanto dos Conselhos Regionais quanto do Conselho Federal de Psicologia”.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Por conta do uso da linguagem neutra para se referir aos profissionais da Psicologia, Rafa Moon foi vítima de comentários ofensivos. A conselheira precisou fechar a sessão de comentários da publicação. Em repúdio aos ataques, o Conselho Regional de Psicologia do Piauí afirmou que Rafa Moon exerce seu ofício de conselheira com brilhantismo e competência. A entidade frisou também que a Psicologia não compactua com qualquer tipo de agressão aos Direitos Humanos.

“A Psicologia, ciência das humanidades e embasada na defesa intransigente da dignidade e dos direitos da pessoa humana, expressos no princípio fundamental de seu Código de Ética Profissional Resolução 05/2010, não compactua com qualquer tipo de discriminação como transfobia, homofobia, racismo, capacitismo ou qualquer outra violação aos direitos humanos”, diz o CRP.

Rafa Moon foi vítima de ataques transfóbicos em sua postagem no Instagram - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Rafa Moon foi vítima de ataques transfóbicos em sua postagem no Instagram

O Conselho destacou ainda que a linguagem neutra busca incluir todos os grupos sociais e que a manifestação de discursos de ódio, discriminatórios e ofensivos importa na negação da dignidade da pessoa humana, uma postura com a qual a entidade nunca será conivente. “O atentado sofrido pela conselheira Rafa Moon é um atentado aos valores fundamentais de nossa profissão e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que servem de base para a atuação ética dos profissionais da Psicologia”, diz a nota.

O Conselho Regional de Psicologia do Piauí finaliza afirmando que não irá tolerar comportamentos discriminatórios e que está tomando as medidas cabíveis contra os ataques sofridos por sua conselheira. Atos de homofobia e transfobia contra indivíduos são enquadrados em crime de injúria racial segundo resolução do Supremo Tribunal Federal de agosto de 2023. Fazer comentários de cunho transfóbido e homofóbico podem levar à prisão sem direito a fiança e sem limite de tempo para o processo prescrever.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação