Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí

Deputado propõe entrega de Título de Cidadania Piauiense ao Ministro da Integração, Waldez Góes

Proposta do deputado Rubens Vieira destaca a atuação do ministro para viabilizar as obras da nova Barragem de Algodões, em Cocal.

09/11/2024 às 10h55

Foi apresentado na última quinta-feira (07) na Assembleia Legislativa do Piauí um projeto de decreto legislativo propondo a entrega do Título de Cidadania Piauiense ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Antônio Waldez Góes da Silva. A proposta é o deputado estadual Rubens Vieira (PT), que destacou que o trabalho realizado pelo ministro promove benefícios diretos para o Piauí.

Waldez Góes participou ontem (08) da assinatura da ordem de serviço para a construção da Nova Barragem de Algodões, em Cocal, cidade da qual Rubens Vieira já foi prefeito por dois mandatos. “Além de fornecer uma fonte segura de água para consumo, a obra objetiva também promover a irrigação, piscicultura e outras atividades para a população”, destacou o parlamentar.

Para justificar a propositura, Rubens Vieira disse que a atuação de Waldez Góes visa contribuir para a criação de condições de vida mais dignas e sustentáveis para a população piauiense. O projeto ainda será submetido à avaliação da Casa Legislativa.

Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes - (Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil) Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes

Quem é Waldez Góes

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, é técnico agrícola formado na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal e funcionário público de carreira como extensionista rural. Governador do Amapá por quatro mandatos, Góes começou a vida na política em 1989, quando se filiou ao PDT. Um ano depois, foi o deputado estadual mais votado nas eleições. Em 1995, foi reeleito deputado estadual e criou o Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá.

Em 2003, Waldez Góes foi eleito governador do Amapá pela primeira vez, tendo sido reeleito em 2007, 2014 e 2018. Ele também foi presidente, em duas ocasiões, do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Em 2008, foi fundador da Força-Tarefa dos Governadores para Clima e Floresta, organismo que reúne 38 estados de Brasil, Estados Unidos, México, Nigéria e Indonésia que cooperam em ações para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, obtenção de financiamentos para ações ambientais e intercâmbio de tecnologias e pesquisas.

Em dezembro de 2022, Góes foi anunciado como o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do terceiro governo Lula. Em junho de 2023, foi admitido pelo presidente Lula ao último grau da Ordem do Mérito da Defesa.