O balanço de comercialização da 74ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) apontou que a feira comercializou mais de R$ 300 milhões de reais por meio de leilões e vendas diretas. Durante os oito dias do evento, foram registradas 165 exposições de animais, que registraram um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
De acordo com dados da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), a Expoapi contou com expositores de dez estados. Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Ceará, Sergipe e Alagoas marcaram presença no Piauí.
O evento realizou a emissão de 682 Guias de Trânsito Animal (GTA), que é obrigatória para o trânsito de animais. Ela é emitida pelo estado e garante a qualidade da saúde do rebanho, evitando problemas sanitários para a população.
“Nenhum animal pode viajar sem a GTA. Para que seja emitida, o criador tem que estar com as vacinas e exames exigidos para cada espécie em dia. Sem isso, a documentação não é emitida. Ainda assim, todos os animais passam por vistorias para identificação de alguma doença momentânea, sendo separado dos demais e dado retorno imediato, além da documentação ser rigorosamente auditada em busca de adulterações ou falsificações, preservando assim a saúde de todos”, explicou Wellington Coelho, coordenador da Unidade de Sanidade Animal e Vegetal Teresina.