De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), após a implementação do programa Linha de Cuidado ao Trauma, o estado teve um aumento de 42% no número de cirurgias ortopédicas em relação a 2022. Entre janeiro e novembro de 2024, foram realizadas 15.837 cirurgias.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi informou que, neste período, foram realizadas melhorias na rede pública, com a implantação de serviços ambulatoriais e de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos e em Bom Jesus, e com a organização dos fluxos de pacientes para procedimentos cirúrgicos de coluna em Picos e Floriano, além da ampliação dos atendimentos de escoliose e fraturas de coluna em crianças no Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina.
Destaca que o aumento no número de cirurgias é o resultado da expansão da Rede de Trauma e que a ação permitiu a implantação de novos serviços de ortopedia em hospitais do interior e o aumento de procedimentos para pacientes de municípios mais afastados da capital. Entre janeiro e novembro de 2024, 10.731 intervenções cirúrgicas foram realizadas em unidades do interior do estado, um aumento de 53% em relação ao mesmo período de 2022.
“Conseguimos avançar e expandir, tanto na capital quanto no interior. Isso reflete na melhoria dos cuidados à população, na qualidade dos equipamentos e nas condições de trabalho dos profissionais de saúde. Esses fatores contribuem para esses números expressivos”, afirma Samuel Martins, coordenador da Linha de Cuidado ao Trauma.