Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí

PDT declara portas abertas para o governador Rafael Fonteles em eventual mudança partidária para 2026

Evandro Hidd destacou como o partido trabalha a configuração do cenário político para 2026, especialmente no que diz respeito a novas alianças e a possibilidade de uma federação partidária.

07/01/2025 às 12h33

O presidente regional do PDT no Piauí, ex-vereador Evandro Hidd, destacou a relação de proximidade e alinhamento entre o partido e o governador Rafael Fonteles (PT), ressaltando a disposição da legenda em recebê-lo, caso haja mudança partidária visando as eleições de 2026.

PDT declara portas abertas para o governador Rafael Fonteles em eventual mudança partidária para 2026 - (Jailson Soares /O DIA) Jailson Soares /O DIA
PDT declara portas abertas para o governador Rafael Fonteles em eventual mudança partidária para 2026

Ao O Dia, Evandro Hidd elogiou o trabalho do governador e sua alta aprovação no cenário nacional.

“O PDT é um aliado de primeira hora do governador Rafael Fonteles, o PDT é um aliado do Governo do Estado aqui no Piauí. O partido concorda e acredita nas ações do governador Rafael. Acreditamos em todo o trabalho que o Governo tem feito, não só na cidade de Teresina. A gente não via ações aqui na capital, e agora já vemos nessa gestão do governador Rafael Fonteles”, afirmou o dirigente.

Hidd enfatizou que a postura do governador e os resultados obtidos por sua gestão credenciam-no como um líder político de destaque.

Rafael Fonteles, governador do Piauí - (Divulgação / CCOM) Divulgação / CCOM
Rafael Fonteles, governador do Piauí

“Tudo isso credencia [o PDT], logicamente, quem é que não gostaria de ter o governador do Estado? Ainda mais do quilate, do peso e da importância do governador Rafael, que está entre os três mais bem avaliados de todo o país? Isso muito nos lisonjeia”, relatou.

No entanto, o presidente regional do PDT negou qualquer negociação formal sobre uma possível mudança de partido.

“Essa é uma pergunta que você nos faz, mas ainda não há nada conversado sobre isso. Não tem nada disso, não”, destacou.

Fusão cruzada ou federação em 2026

Na oportunidade, Evandro Hidd destacou como o partido trabalha a configuração do cenário político para 2026, especialmente no que diz respeito a novas alianças e a possibilidade de uma federação partidária. Segundo ele, a intenção prioritária do partido é marchar sozinho, com chapa proporcional para disputar as cadeiras da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e da Câmara dos Deputados.

“A fusão cruzada é uma coisa que não existe na legenda do PDT. A gente trabalha muito mais para montar a nossa identidade, para montar a nossa proporcional para poder disputar as eleições de 2026. O que pode acontecer, e que inclusive a corrente minoritária dentro do partido a nível nacional, é uma possibilidade de federação. Essa federação viria a nível nacional e teria reflexo aqui no estado do Piauí. Essa federação teria num primeiro momento com o PSB, inclusive já foram abertas até conversas, e também conversas com a Rede e o PV. Então tudo isso sendo determinado num segundo momento. A prioridade esse ano de 2025 é trabalhar a formação dessas chapas. A linha prioritária do partido nas eleições de 2026 é caminhar sozinho, sem qualquer federação”, finalizou.