Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) pelo deputado estadual Aldo Gil (Progressistas) quer tornar obrigatória a instalação de leitos psiquiátricos em todo hospital que for construído ou reformado no Piauí. O texto foi lido no último dia 17 e tramita nas comissões da Casa.
A ideia do parlamentar é que os leitos psiquiátricos que forem abertos nas unidades hospitalares do Estado incluam leitos de psiquiatria da infância e da adolescência além da instalação de um serviço ambulatorial psiquiátrico no próprio hospital. O objetivo do texto, segundo Aldo Gil, é aprimorar a assistência à saúde mental.
“No Brasil existem inúmeras experiência bem-sucedidas que podem ser replicadas. A sensibilização política é essencial para expandir esses serviços de maneira justa e humanitária, oferendo aos indivíduos com distúrbios mentais a chance de se reintegrarem à sociedade. Estudos indicam que, durante a pandemia de covid-19, o número de crianças com distúrbios mentais cresceu consideravelmente, destacando a relevância de incluir leitos de psiquiatria para crianças e adolescentes”, destacou o parlamentar.
O projeto ainda precisa passar pelas comissões da Assembleia antes de ser apreciado em Plenário.
Quase 6% da população brasileira sofre de depressão
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 5,8% da população brasileira sofre de depressão. Isso equivale a mais de 11,7 milhões de pessoas. As mulheres apresentam duas vezes mais chances de serem diagnosticadas com depressão do que os homens. Informações do Ministério da Saúde dão conta que o SUS possui uma média de 19 psicólogos para cada 100 mil habitantes sendo os estados do Pará, Ceará, Amazonas e Maranhão os que possuem os menores números destes profissionais na rede pública.
A Associação Brasileira de Psiquiatria estima que 96,8% dos casos de suicídio no Brasil estão relacionados a transtornos mentais.