Portal O Dia

Concurso da Caixa: MPF questiona adiamento das provas apenas no Rio Grande do Sul

O concurso público da Caixa Econômica Federal foi adiado no Rio Grande do Sul em virtude das tragédias que ocorrem no estado. A decisão, no entanto, foi questionada pelo Ministério Público Federal (MPF), que está averiguando se o adiamento do certame apenas no RS irá afetar os demais candidatos, uma vez que as provas estão mantidas para o dia 26 de maio no restante do Brasil.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
MPF questiona adiamento do concurso da caixa apenas no Rio Grande do Sul

O órgão federal está requerendo dados específicos sobre os ajustes feitos para o adiamento e as exigências para a participação dos candidatos, visando prevenir eventuais danos aos indivíduos que devem prestar o concurso no estado do Rio Grande do Sul. 

Por meio de nota, a Caixa destacou que o adiamento do concurso no estado “não prejudica a isonomia dos candidatos, já que concorrem entre si por polo, escolhido no momento da inscrição, e não nacionalmente.” Ainda não foi definida a nova data para realização das provas no RS.

Em todo o país, mais de 1,2 milhões de pessoas se inscreveram para o concurso, que tem mais de 4 mil vagas. Os salários iniciais variam de R$ 3.762 a R$ 14.915, além dos benefícios.

Candidatos pedem adiamento das provas em todo o país

Após o adiamento das provas somente no RS, candidatos do concurso estão se mobilizando para adiar as provas em todo o país devido às fortes chuvas. Um abaixo-assinado direcionado ao presidente do banco, Carlos Vieira, já possui mais de 8,1 mil assinaturas.

Os candidatos argumentam que o fechamento do aeroporto e das principais vias na região Sul dificulta a participação de candidatos locais e de outras regiões. Eles solicitam o adiamento do concurso, agendado para 26 de maio, até que a situação se normalize, visando garantir igualdade de oportunidades e a segurança dos participantes. Veja o texto na íntegra:

"Muitos moradores da região Sul estão afetados pelas fortes chuvas que assolam o estado. O aeroporto está fechado até o final do mês e as principais vias estão alagadas ou interrompidas devido ao grande volume de água. Isso torna impossível para participantes fazerem o concurso no polo, e de participantes da região viajarem para fazerem a prova em outra unidade federativa. O concurso público da Caixa Econômica Federal está programado para o dia 26/05/2024. O impacto desse desastre climático é imenso. De acordo com dados oficiais, milhares estão deslocados e inúmeros serviços públicos foram interrompidos (Fonte: Relatório Oficial do Governo). Nesse contexto, pedimos às autoridades competentes que considerem adiar o concurso público da Caixa Econômica Federal até que toda situação seja normalizada.É uma questão de justiça e equidade garantir que todos os candidatos tenham a mesma oportunidade de participar deste importante processo seletivo e que seja mantida a lisura e segurança da prova. Portanto, apelamos à sensibilidade das autoridades para adiar este concurso até que a situação seja normalizada e todos possam participar em condições iguais".

Outros concursos foram adiados

A tragédia no Rio Grande do Sul está influenciando o adiamento de outros concursos públicos. O Concurso Nacional Unificado (CNU) foi o primeiro a adiar a data de realização das avaliações, que inicialmente estavam programadas para o dia 5 de maio. Até o momento, não foi divulgada uma nova data.

Outro concurso que adotou a mesma medida foi o de recrutamento para os fuzileiros navais da Marinha, originalmente agendado para 7 de maio, agora remarcado para 21 de maio. O concurso do Banco Central também foi adiado devido às enchentes que afetam cidades do RS, com as provas originalmente programadas para 9 de maio ainda sem nova data definida para sua realização.

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.