Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Intensas chuvas no Rio Grande do Sul causam deslizamento de terra e moradores ficam sem água

foram relatados tremores de terra em meio às intensas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul

13/05/2024 às 09h10

Uma adutora do sistema de abastecimento de água de Caxias do Sul foi rompida após um deslizamento de terra na Rota do Sol (RS – 453) na madrugada desta segunda-feira (13). O deslizamento de terra aconteceu cerca de seis metros de uma queda de barreira no dia 1° de maio, na Rota do Sol (RS – 453), localizada em Vila Seca.

A adutora rompida pertence ao Sistema Marrecas, responsável por distribuir água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre para Caxias do Sul. Ainda na manhã desta segunda (13), equipes estão realizando descargas na rede, o que implica na abertura de registros ao longo da rede para reduzir a pressão no ponto de ruptura. Devido ao rompimento, o fornecimento de água foi interrompido e ainda não há previsão para sua regularização, conforme relatado pela assessoria da Samae.

Intensas chuvas no Rio Grande do Sul causam deslizamento de terra e moradores ficam sem água  - (Gustavo Vara ) Gustavo Vara
Intensas chuvas no Rio Grande do Sul causam deslizamento de terra e moradores ficam sem água

O bairros que serão atingidos pela falta de abastecimento de água são: Alpes verde, Ana Rech, Brasília, Capivari, Castelo (parte), De Lazzer, Diamantino, Guarujá, Interlagos, Jardelino Ramos, Jardim Adorado, Jardim da Colina, Jardim das Hortências, Jardim do Lago, Jardim Eldorado, Jardim Embaixador, Jardim Esmeralda, Jardim Iracema, Jardim Margarida, Jardim Vitória, Mariani, Marianinha de Queiroz, Mariland, Millenium, Moinhos de Vento, Morada dos Alpes, Parada Cristal, Parque Verde, Pinheiro, Sagrada Família, Saint Etiene, Santa Bárbara, Santa Rita, Santo Antônio, São Carlos, São Ciro, São Cristóvão, São Geraldo, São Giácomo, Século XX, Serrano, Solar do Prado, Solar Masotti, Vila Alpina, Vila Borghese, Vila Brasil, Vila Nova, Vila Pinheiro, Vila Primavera, Visto do Sol, Vitória.

Ainda nessa segunda-feira (13), foram relatados tremores de terra em meio às intensas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros local está investigando os relatos e recomendou que os residentes evacuem imediatamente suas casas caso observem o surgimento de rachaduras.

Além disso, na manhã desse domingo de Dia das Mães (12), um deslizamento de terra em Caxias do Sul em um prédio administrativo da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) deixou uma pessoa morta. O funcionário Luciano Henrique Santos Lacava, de 49 anos, morreu após ser soterrado pelo deslizamento.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade.

Com edição de Ithyara Borges