Portal O Dia

Polícia Federal investiga família acusada de comandar o tráfico no litoral piauiense

A Polícia Federal, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), está cumprindo nesta manhã (24) dez mandados judiciais para desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas no litoral piauiense. Entre os alvos estão membros de uma mesma família que, segundo a polícia, são faccionados e já haviam sido presos anteriormente na Operação Desmonte, que foi deflagrada em 2022.

Divulgação/Polícia Federal
Polícia Federal apreendeu dinheiro durante os mandados de busca e apreensão

Os mandados são de busca e apreensão e foram expedidos pela Central de Inquéritos de Parnaíba, onde a Polícia Federal concentra as diligências.

Em nota, a PF informou que a ação tem o objetivo de combater o tráfico de drogas nos municípios do litoral do Piauí. Durante a investigação, a polícia constatou que os alvos voltaram a atuar nesta prática criminosa após serem soltos pela justiça. Quando foram presos, em 2022, os investigados também respondiam pela venda ilegal de entorpecentes no litoral.

Na ocasião da Operação Desmonte 5, quando os investigados foram presos pela primeira vez, a Polícia Federal cumpriu 49 mandados judiciais, sendo 13 de prisão temporária e 36 de busca e apreensão, nas cidades de Parnaíba, Cocal e em Camocim-CE. As investigações apontaram que os suspeitos compravam veículos e imóveis com dinheiro de origem criminosa e movimentavam valores usados por terceiros para registrar patrimônio ilícito.

A PF não informou se foram efetuadas prisões na manhã desta segunda-feira (24).

Polícia combate também o tráfico interestadual de drogas

Além da operação para desarticular o tráfico de drogas no litoral, outra ação da Polícia Federal também foi deflagrada nesta segunda (24), desta vez para combater a venda ilícita de entorpecentes entre os Estados do Piauí e Mato Grosso. A ação foi batizada de Operação Aerus e consiste no cumprimento de cinco mandados judiciais em Teresina e na cidade de Cáceres-MT.

A investigação teve início após a prisão de um homem que desembarcou em um voo comercial em Teresina portando mais de 3kg de cocaína na bagagem. Com o avanço do trabalho investigativo, foi identificada uma associação criminosa que atuava no tráfico de drogas pelo modal aéreo entre diversos estados brasileiros, entre eles o Piauí e o Mato Grosso.

Divulgação/Polícia Federal
Quadrilha atuava transportando droga

Os suspeitos vão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.