Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nova facção criminosa que estava se instalando no Piauí é alvo de operação da Polícia

Segundo o Draco, indivíduos fazem parte de uma facção originária do Ceará e estavam montando um "célula" aqui no Estado; operação acontece no Piauí, Ceará e Goiás.

07/03/2024 às 07h27

A Polícia Civil do Piauí realizou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (07) a Operação Draco 98, com o objetivo de desarticular uma célula de uma nova facção criminosa, vinda do Ceará, denominada "Guardiões do Estado", e que estava se instalando e iniciando a atuação aqui no Estado. A ação policial visa o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e prisão temporária, em desfavor de suspeitos envolvidos em crimes de organização criminosa, posse irregular de arma de fogo e receptação. 

Facção criminosa vinda do Ceará estava se instalando no Piauí; Polícia prende integrantes. - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Facção criminosa vinda do Ceará estava se instalando no Piauí; Polícia prende integrantes.

As operações estão sendo realizadas em três estados simultaneamente: em Teresina no Piauí, nas cidades de Fortaleza e Taua no Ceará e em Nova Gama e Luziânia, no estado de Goiás. A ação foi realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com apoio das equipes do DENARC, BOPE, BEPI, CORE/Policia Civil do Estado do Ceará e Policia Civil de Goiás.

A operação está sendo coordenada pelo delegado Charles Pessoa, que reforçou a importância de dar uma resposta rápida para o surgimento desta nova facção aqui no Piauí.

Uma operação interestadual, o nosso objetivo é desarticular um princípio de uma célula de uma facção criminosa que é originária do Ceará e o Draco identificou alguns indivíduos envolvidos com essa célula, iniciando um processo de atuação aqui no Estado. E nós já estamos dando uma resposta mostrando que aqui não há espaço para facção criminosa

Charles PessoaDelegado e coordenador do DRACO
Delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco

Ainda segundo o delegado Charles, as investigações começaram no ano passado e as ações envolveram policiais dos três estados. “Nosso objetivo foi desarticular uma célula de uma facção criminosa que queria se instalar aqui no nosso Estado. Em meados do ano de 2023 ano passado, nós identificamos que alguns criminosos aqui do Estado estava se aproximando de criminosos que tem envolvimento com a célula de uma facção criminosa lá do estado do Ceará efetuamos algumas prisões aprofundamos as investigações conseguimos identificar alguns indivíduos tanto aqui no estado, como também no Ceará e também um indivíduo estado de Goiás”, complementou.

“Eu sempre tenho dito que quando a gente prende um faccionado, como consequência nós estamos evitando vários outros crimes, principalmente o homicídio, o tráfico de drogas, o roubo e o Draco foi instituído para combater as facções criminosas e nós iremos apresentar o resultado que a sociedade piauiense espera”, finalizou o coordenador do Draco. 

“No Piauí, não há nenhum espaço dominado por facção”, diz Chico Lucas

As facções criminosas que atuam no Piauí não dominam nenhum território que as forças de segurança não consigam entrar. Isso é o que afirmou o secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, durante entrevista ao programa O Dia News, ainda em 2023. Para ele, essas organizações possuem atuação limitada dentro do sistema prisional e estão mapeadas nos municípios.

“No Piauí, não há espaço dominado. Não há um lugar no Piauí que a gente não entre. O Estado está presente. O que acontece é o Estado ausente e eles se ocupam. Quando não tem estado, você tem a criminalidade violenta”, declarou Chico Lucas. O gestor disse que os crimes violentos em Teresina, por exemplo, se concentram nas áreas de expansão da cidade onde os serviços públicos ainda são precários. 

Chico Lucas, secretário de Segurança Pública. - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Chico Lucas, secretário de Segurança Pública.

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.