Portal O Dia

Assembleia autoriza Rafael Fonteles a viajar para a China e Coreia

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) autorizou o governador Rafael Fonteles (PT) a viajar para a Coreia e a China entre os dias 09 e 18 de outubro. A mensagem encaminhada pelo Executivo foi apreciada ontem (08) pelos parlamentares. O governador do Piauí viajará para a Ásia para tratar de investimentos para o Estado.

Na mensagem encaminhada ao Legislativo, Rafael Fonteles destacou que a viagem para a Ásia é decorrente da missão oficial realizada em outubro de 2023 na qual foram firmados o Acordo de Irmã Nação entre o Piauí e Fujian, o Memorando de Entendimento entre o Porto Piauí e o Porto de Xiamen e o Memorando de Entendimento entre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e a Free Trade Zone de Xiamen.

Assis Fernandes/ O DIA
Governador Rafael Fonteles teve sua viagem para a China e Coreia autorizada

Na China, Rafael e a comitiva piauiense visitarão Macau entre os dias 11 e 12; Xiamen entre os dias 13 e 15; e Guanzhou entre os dias 15 e 16. Na Coreia do Sul, a visita será à capital, Seul, em 16 e 17 de outubro. O objetivo é conhecer mais do modelo Coreano de ensino, com uma visita à Korea Vocational College.

A comitiva piauiense que visitará a Ásia é composta ainda pelos secretários Chico Lucas (Segurança), Washington Bandeira (Educação), Leonardo Sobral (DER-PI) e pela primeira-dama, Isabel Fonteles, coordenadora do Comitê Técnico de Monitoramento do Pacto pelas Crianças. O decreto estadual que autoriza a viagem dos representantes do Executivo foi publicado ontem (08) no Diário Oficial.

Arquivo O Dia
Secretários também vão para a Ásia tratar de investimentos

Segunda missão oficial à China

Esta é a segunda vez que o governador Rafael Fonteles viaja em missão oficial à China. Há um ano, o chefe do Executivo Piauiense firmou três acordos com a nação chinesa para estabelecer relações econômicas. O Memorando de Entendimento criou relações comerciais entre o Piauí e Fujian nas áreas da educação, tecnologia, cultura, portos, zonas de livre comércio e treinamento de talentos.

No segundo acordo as partes se comprometeram a desenvolver projetos, pesquisas e estudos entre a Investe Piauí e a Xiamen Port Group, empresa que administra o Porto de Xiamen. A medida visava a operação do Porto de Luís Correia. Já o terceiro acordo tratava da cooperação econômica e tecnológica entre a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e a ZPE de Parnaíba.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.