Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Fonteles fecha acordos e estreita relações comerciais com a China

Rafael Fonteles classificou as assinaturas como o ponto alto da viagem à Asia

26/10/2023 às 16h28

26/10/2023 às 16h30

O governador Rafael Fonteles (PT) assinou nesta quinta-feira (26) na província de Fujian três acordos de cooperação a China, principal parceiro comercial do Piauí. Em viagem oficial ao país desde o início da semana, o chefe do Executivo piauiense cumpre agenda com objetivo de estreitar as relações e aproveitar a tecnologia chinesa para a operação do Porto de Luís Correia e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.

 - ()

VEJA OS TRÊS ACORDOS

  • O primeiro Memorando de Entendimento (MoU) estabelece relações econômicas e comerciais entre o Piauí e Fujian nas áreas de educação, tecnologia, cultura, portos, zonas de livre comércio e treinamento de talentos.
  • No segundo acordo, as partes se comprometeram a desenvolver projetos, pesquisas e estudos entre a Investe Piauí e a Xiamen Port Group, empresa responsável pela administração do Porto de Xiamen. A medida visa a operação do Porto de Luís Correia, que deve ser inaugurado no final deste ano.
  • O terceiro promove a cooperação econômica e tecnológica entre a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. A expectativa é para realização de projetos nas áreas de comércio, investimentos, inovação e tecnologia.

Ao lado do governador de Fujian, Zhao Long, Rafael Fonteles classificou as assinaturas como o ponto alto da viagem da comitiva piauiense. "Esse foi um dos momentos mais importantes em nossa missão pela Ásia em busca de parcerias e investimentos para várias áreas e nichos do nosso estado. Estou feliz em fazer parte desse momento tão especial para o Piauí, que merece ser cada vez mais reconhecido mundo afora", disse.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, que participou do encontro, explicou que a região Fujian é uma das regiões da China que mais se desenvolve. Para ele, os acordos são estratégicos para o desenvolvimento do plano de desenvolvimento da economia do Piauí.

"Estamos conhecendo as ofertas e demandas das empresas de Fujian, que é uma das regiões mais dinâmicas e inovadoras da China. Estamos muito satisfeitos com os resultados desses encontros e esperamos que eles sejam o início de parcerias estratégicas e duradouras entre os dois territórios", comentou.

EVENTO COM EMPREENDEDORES

Mais cedo, nesta quinta, Fonteles participou de um encontro entre um grupo de empresários e empreendedores do Piauí e de Fujian promovido pelo Conselho Chinês de Promoção ao Comércio Internacional de Fujian e pelo Departamento de Relações Exteriores de Fujian. Na ocasião, piauienses apresentaram os valores e riquezas do Piauí.