O governador Rafael Fonteles (PT) fez um balanço do primeiro ano de governo durante a leitura da mensagem anual na Assembleia Legilsativa do Piauí na manhã desta segunda-feira (05). O gestor foi ao Parlamento para a abertura dos trabalhos em 2024, projetou um ano de metas ousadas e revelou que o objetivo será evoluir “sem deixar ninguém para trás”.
LEIA TAMBÉM
Em sua mensagem anual de 214 páginas, o governador comemorou o que chama de “390 conquistas” nas áreas de gestão, infraestrutura, meio ambiente, desenvolvimento rural, econômico e social, segurança, saúde e educação. No documento, Fonteles também fez críticas ao governo Bolsonaro.
Durante a solenidade, professores grevistas da Uespi protestaram em frente a entrada do plenário da Assembleia.
“Passada a euforia da Festa do Povo, do novo de novo, da esperança e do alívio pelo fim da tenebrosa noite dos últimos 4 anos, eis agora nosso primeiro grande desafio: estabelecer laços, parcerias e união de forças e interesses pelo Piauí de todos e todas, pelo Piauí forte, pelo Piauí do futuro”, revelou.
LEIA TAMBÉM
No discurso, Fonteles comemorou ainda o Piauí como “campeão” de captação de recursos federais. O governador pontuou que o nome do Estado foi colocado no mapa mundial das evoluções tecnológicas e das transformações nas questões energéticas e ambientais.
“Avançamos em uma das áreas que me são mais caras, e que é decisiva para esse futuro acontecer: a Educação. Estamos já atraindo investimentos e realizando antigos desejos de nossa gente que pareciam já destinados ao esquecimento, como o nosso Porto. Iniciamos o processo que vai deixar nosso Estado como o mais digital do Brasil, em sintonia com o que acontece nos países mais desenvolvidos do mundo. O trabalho pela segurança dos piauienses já colhe resultados impressionantes, e se torna balanço modelo para outros estados brasileiros. Nosso modelo de gestão já se destaca como um dos mais eficientes e bem planejados de todo o país”, disse Fonteles.
Ao final da mensagem, o governador revelou que o desafio daqui para frente será ampliar a inclusão social. “É só o começo. Seguiremos em busca de mais. Porque seguiremos em busca, sempre, do que será o melhor para nosso Estado e para nossa gente. Sem medo do futuro, e trabalhando para que ele aconteça para todos nós. Sem deixar ninguém para trás”.
Eleição não poderá atralhapar 2024
Para o deputado Dr. Vinícius (PT), o ano eleitoral não deverá atrapalhar o andamento dos trabalhos na Assembleia.
“Tem muitas responsabilidades, mais emocionais que propriamente governamental. Vamos buscar esse ponto de equilíbrio. Na Assembleia temos capilaridade no estado inteiro, precisamos trabalhar no quadro de equilíbrio político no estado todo. Nossa base a maior parte está na base do governo, alguns deputados que estavam na oposição vieram para a base do governo, isso vai facilitar o ano".