Portal O Dia

Três cidades do Piauí estão entre as dez mais quentes do Brasil; veja quais

No penúltimo dia de setembro, o Piauí se aproxima do pico do B-R-O-Bró, quando as temperaturas já altas e características do período mais quente do ano tendem a subir ainda mais. Somada à baixa umidade do ar, a sensação térmica em algumas regiões se torna sinônimo de adoecimento. A situação se revela em números: três cidades piauienses figuram entre as dez mais quentes do Brasil.

A informação consta no sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inmet) e foram contabilizadas neste sábado (28). As cidades de São João do Piauí, Oeiras e Alvorada do Gurgueia registraram temperaturas máxima acima de 40°C. São João do Piauí ocupa a posição de segundo município mais quente do Brasil. A sensação térmica na cidade atingiu os 41,4°,3°CC no dia de ontem.

Em Oeiras, a situação não é tão diferente. O município chegou à marca dos 41,3°C neste sábado (28) e aparece como o terceiro mais quente do país. Também figuram entre as dez cidades com as maiores temperaturas a cidade de Alvorada do Gurgueia, que, em décimo lugar, chegou a uma sensação térmica de 40,4°C.

Jailson Soares/ODIA
Três cidades do Piauí estão entre as dez mais quentes do Brasil; veja quais

Outros municípios piauienses também aparecem como as cidades mais quentes do Brasil neste final de semana, a exemplo de Corrente, cuja máxima atingiu 39,8°C; Picos, com máxima de 39,7°C; Piripiri, com temperatura máxima na casa dos 39,3°C; e Canto do Buriti, com máxima de 39°C.

Teresina registrou temperatura máxima de 37,7°C ontem (28), segundo os dados do Inmet, e figura em 78º lugar no ranking das cidades mais quentes do país.

180 cidades piauienses seguem em alerta para baixa umidade

Um fator que contribui para o aumento da sensação térmica é a baixa umidade do ar característica do B-R-O-Bró piauiense. Em pelo menos 180 cidades a situação é considerada preocupante com a emissão de alertas. São municípios localizados nas regiões Sudoeste, Centro-Norte e Sudeste do Estado. Nestes locais, a umidade do ar deve oscilar entre 30% e 20%, o que ocasiona risco de incêndios florestais.

O Inmet orienta a população dos municípios afetados a beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Confira abaixo os 180 municípios piauienses em alerta para baixa umidade do ar:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.