Cerca de 200 policiais militares do Piauí irão reforçar a segurança da 18ª edição do Festival de Inverno de Pedro II, que acontece entre os dias 30 de maio e 2 de junho. Nesta quinta-feira (23), o Departamento Geral de Operações (DGO) anunciou que já está com o esquema estratégico montado para garantir a segurança do evento.
O policiamento contará com diversas modalidades de militares, incluindo o BOPER. Além disso, o evento deve contar com duas bases móveis da PMPI.
O chefe do Departamento Geral de Operações, Coronel Jacks Galvão, explica que as estratégias de segurança que serão aplicadas nesta edição foram montadas com base no festival do ano passado. O trânsito da região também contará com mais policiamento.
“Nós vamos manter o mesmo efetivo que fez a segurança do ano passado. Para isso, tivemos como base o policiamento feito em 2023 que foi bem suficiente, onde nós tivemos praticamente zero ocorrências relevantes. Acreditamos que neste ano teremos um fluxo maior de pessoas”, explica Galvão.
De acordo com o coronel, no início desta semana ocorreu uma reunião entre a PMPI e as demais forças de segurança do estado para definir como cada instituição deve atuar durante os quatro dias de evento.
“Já definimos o papel de cada unidade e de cada batalhão da polícia militar, para garantir que o festival tenha o reforço necessário para que as pessoas que visitarem a cidade e até mesmo os moradores de lá possam ter um festival de inverno marcado pela tranquilidade e segurança”, acrescenta Galvão.
Pousadas e hotéis já estão sem vagas em Pedro II
Quem quiser visitar Pedro II durante os dias do Festival de Inverno deve ficar atento: é que a cidade já não possui vagas de hospedagem em pousadas e hotéis. Para receber todos os turistas que querem ir para o evento, a Prefeitura está cadastrando casas dos próprios moradores para aluguel por temporada.
A informação foi confirmada ao Portalodia.com pelo secretário de Turismo de Pedro II, Pedro Macedo. Os moradores que estão dispostos a disponibilizar suas casas para receber turistas vão passar por uma capacitação junto ao SEBRAE.
“Já temos muitas casas alugadas, mas a procura continua e até duplicou depois que anunciamos as atrações principais. O número de casas cresce todo dia porque tem gente deixando sua casa para hotel. Alguns imóveis acomodam de quatro a 10 pessoas. Tem algumas chácaras que comportam até 30 pessoas”, diz Pedro.
___________________