O ex-candidato à presidência do Brasil, Cabo Daciolo, confirmou que irá disputar à Prefeitura do Rio de Janeiro nesse ano. O ex-deputado federal concorrerá à vaga de prefeito nessa eleição municipal pelo partido Republicanos.
Cabo Daciolo que está fora da política desde 2018 afirmou que o seu vice, ainda indefinido, está à mercê da escolha do partido. A informação foi confirmada pela coluna de Guilherme Amado do portal Metrópoles. A candidatura de Daciolo foi pronunciada em meio a alterações na atual gestão municipal do Rio. Com o rompimento do prefeito Eduardo Paes com o partido Republicanos e a exoneração do secretário de Habitação, Marcus Vinicius Medina Costa, a relação entre a prefeitura e o partido está cada vez mais enfraquecida.
O lançamento do nome de Daciolo para o pleito municipal, revela que o Republicanos não fará coligação com o PL. Mesmo após conversas com o ex-presidente, Jair Bolsonaro, para uma possível coligação, aliar-se a essa base não será viável, visto que o PL tem como candidato à Prefeitura do Rio, o deputado federal Alexandre Ramagem.
LEIA TAMBÉM
Calendário Eleitoral
O calendário eleitoral de 2024 no Brasil segue as diretrizes estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e contempla uma série de datas importantes para candidatos, partidos e eleitores. As eleições municipais, que ocorrerão em outubro, são para a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todos os municípios do país. Fique atento aos marcos e prazos do calendário eleitoral de 2024:
Julho de 2024
- 20 de julho a 5 de agosto: Realização das convenções partidárias para a escolha dos candidatos e deliberação sobre coligações.
- Até 15 de agosto: Prazo final para registro de candidaturas junto ao TSE.
Agosto de 2024
- A partir de 16 de agosto: Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet.
Setembro de 2024
- Até 3 de setembro: Prazo final para que os partidos políticos e coligações solicitem substituição de candidatos considerados inelegíveis, renúncias ou falecimento.
Outubro de 2024
- 6 de outubro: Primeiro turno das eleições municipais.
- 27 de outubro: Segundo turno das eleições municipais, onde necessário (apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores).
Novembro de 2024
- 4 de novembro: Último dia para a entrega das prestações de contas dos candidatos e partidos relativos ao primeiro turno.
- 25 de novembro: Último dia para a entrega das prestações de contas dos candidatos e partidos relativos ao segundo turno.
Dezembro de 2024
- 19 de dezembro: Último dia para a diplomação dos eleitos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.