O senador Cleitinho (Republicanos-MG) informou, durante um discurso no Plenário do Senado Federal, na terça-feira (3), que a oposição pretende apresentar, na próxima segunda-feira (9), um pedido de impeachment popular contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
LEIA TAMBÉM
Segundo Cleitinho, já foram obtidas mais de 1 milhão de assinaturas em apoio à proposta, o que, em sua visão, demonstra o envolvimento da população. O senador também manifestou a expectativa de que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, coloque o pedido em votação com celeridade.
“Vamos ser democráticos com todos: aceite o pedido dos deputados federais, dos senadores, e coloque em votação. Forme uma Comissão e vamos investigar, porque o ministro gosta de investigar, o ministro Alexandre de Moraes adora investigar os outros. Então, por que ele não pode ser investigado também? Quem não deve, não teme. Eu sempre defenderei o impeachment dele”, declarou Cleitinho.
Ele também pediu o apoio dos senadores de direita e relembrou o processo de impeachment de Dilma Rousseff, afirmando que não há razão para tratar um ministro do STF de forma diferente. Vale lembrar que, em 133 anos de STF, nunca um ministro perdeu a cadeira por processo de impeachment.
A declaração do senador aconteceu em meio à polêmica envolvendo os nomes de Alexandre de Moraes e do bilionário Elon Musk. Na última sexta-feira (9), o ministro decidiu suspender o X no Brasil, após o STF determinar que a rede social cumprisse ordens judiciais e pagasse as multas impostas. Já na segunda-feira (02), a Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros, confirmou a decisão de Moraes. Por unanimidade, o colegiado referendou a decisão na sessão extraordinária virtual.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.