Moradores da cidade de Palmeira do Piauí, distante a 572 km de Teresina, reclamam que estão enfrentando sérios problemas com a falta do abastecimento de água no município. Denuncias enviadas pelos moradores ao PortalODia.com apontam que a cidade está sem água há pelo menos nove dias.
LEIA TAMBÉM
Segundo as informações, a problemática na cidade foi iniciado no dia 16 de julho, após a queima da bomba que realiza o abastecimento de água em Palmeira do Piauí. Populares acionaram o órgão responsável, a Agespisa, vinculada ao Governo do Piauí, para que a situação fosse resolvida. Entretanto, segundo eles, o problema perdura há pelo menos nove dias. Em imagens que circulam as redes sociais, é possível ver que carros-pipas estão circulando na cidade para auxiliar no desabastecimento. Confira o vídeo no final da matéria.
Diante da situação, a Agespisa enviou ajuda com uma nova bomba para a região no último sábado (20), mas horas depois o equipamento apresentou falhas.
“Queimou a bomba principal, eles arrumaram uma bomba menor e mais capenga, que era nítido que não iria funcionar, e essa bomba não ficou nem cinco horas ligada e deu problema”, disse uma moradora, que preferiu não se identificar.
Nessa terça-feira (23), equipes da Agespisa estiveram novamente na cidade para fazer a troca do equipamento e, assim, realizar a troca da bomba novamente agora por uma de maior potência para solucionar a problemática. O fato surtiu efeito, onde voltou a bombear água normalmente na cidade por volta das 18h. Entretanto, algumas horas depois, o poço parou novamente de funcionar.
“Estamos a nove dias a ‘deus-dará’, contando com quem tem poço jorrante, porque graças a Deus o Sul do Piauí o lençol freático é muito bom e muita gente na região tem poço. Então, pega água de um vizinho aqui e ali e assim vamos se virando. A cidade, como é pequena, tem uma população de muitos idosos e crianças que estão passando por dificuldades”, acrescentou a mulher.
Veja o vídeo:
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Outro lado
A reportagem do PortalODia.com entrou em contato com a empresa Agespisa. Por meio de nota, o órgão informou que está tentando identificar as falhas que estão prejudicando o funcionamento do poço para normalizar a distribuição de água. Além disso, em entrevista ao O Dia, a assessoria de comunicação da pasta informou que o problema aparenta ser mais complexo do que se parece ser, demandando, inclusive, da possibilidade de ser necessária a perfuração de um novo poço para substituir o atual. O problema, segundo a assessoria, pode ter afetado o poço na sua totalidade.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.