A Conmebol realizou o sorteio dos oito grupos da Copa Libertadores da América 2024 na noite de segunda-feira (18). O evento ocorre em Luque, no Paraguai, na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol. Os representantes brasileiros na Libertadores 2024 são Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG e Botafogo. Os 32 times foram divididos em quatro potes, e na primeira faze não haverá nenhum confronto brasileiro.
O Fluminense, que é o atual campeão, encabeçou o Grupo A. O sorteio começou pelo Pote 1 com os cabeças de chave do grupo, e posteriormente os outros potes. Os clubes foram repartidos em oito grupos, que terão um time de cada pote. Clubes do mesmo país não podiam se enfrentar na primeira fase da competição. A fase de grupos da Libertadores começa no dia 3 de abril. Os grupos ficaram assim:
Grupo A
- Fluminense
- Cerro Porteño-PAR
- Alianza Lima-PER
- Colo Colo-CHL
Grupo B
- São Paulo
- Barcelona-EQU
- Talleres-ARG
- Cobresal-CHI
Grupo C
- Grêmio
- Estudiantes-ARG
- The Strongest-BOL
- Huachipato-CHL
Grupo D
- LDU-EQU
- Junior Barranquilla-COL
- Universitario-PER
- Botafogo
Grupo E
- Flamengo
- Bolívar-BOL
- Millonarios-COL
- Palestino-CHL
Grupo F
- Palmeiras
- Independiente Del Valle-EQU
- San Lorenzo-ARG
- Liverpool-URU
Grupo G
- Peñarol-URU
- Atlético-MG
- Rosario Central-ARG
- Caracas-VEN
Grupo H
- River Plate-ARG
- Libertad-PAR
- Deportivo Táchira-VEN
- Nacional-URU
Brasil pode ser o primeiro país a conquistar seis Libertadores seguidas
O time comandado por Fernando Diniz foi o 11º clube brasileiro a levantar a taça. O título do Fluminense entra para a história da competição continental como a maior sequência de conquistas dos clubes brasileiros. A vitória tricolor é o quinto título seguido do Brasil no torneio. Nenhum outro país da América do Sul conquistou tantos títulos em sequência.
Em 2024, o país poderá conquistar o sexto título consecutivo. Antes do Fluminense, os quatro títulos em sequência dos brasileiros foram: Flamengo (2019 e 2022) e Palmeiras (2020 e 2021). Foram 15 anos de espera desde a última fez que o Tricolor disputou uma final de Libertadores - em 2008 os cariocas perderam nos pênaltis para os equatorianos da LDU. A história hoje no Maracanã foi outra: além do título, os tricolores garantiram premiação total de quase R$ 95 milhões.
________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.