Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lula diz que Musk deve respeitar a legislação brasileira

Presidente brasileiro defende STF e critica postura do bilionário americano.

30/08/2024 às 14h13

30/08/2024 às 14h15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou nesta sexta-feira (30) sobre o impasse envolvendo o bilionário Elon Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter), e o Supremo Tribunal Federal (STF). Lula afirmou que Musk deve respeitar as decisões do STF e que nenhum cidadão, independentemente de sua riqueza, pode desrespeitar as leis brasileiras.

Lula diz que Musk deve respeitar a legislação brasileira - ( Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula diz que Musk deve respeitar a legislação brasileira

Em entrevista à Rádio MaisPB, em João Pessoa, na Paraíba, o presidente Lula enfatizou que o Brasil é um país soberano e que não é aceitável que Musk ou qualquer outro estrangeiro ofenda as instituições do país, incluindo o STF, o Congresso Nacional e a Presidência da República. “Ele tem que respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira. Se não for assim, esse país nunca será soberano”, declarou o presidente.

“Então é o seguinte cara, ele tem que respeitar a decisão da Suprema Corte Brasileira. Se quiser bem, se não quiser, paciência. Se não for assim, esse país nunca será soberano, esse país não é um país que tem uma sociedade com complexo de vira-lata. Porque o cara americano gritou e a gente fica com medo. Não! Esse cara tem que aceitar as regras desse país.”

Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente do Brasil

Entenda o embate

O impasse entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes já é um tema antigo. Desde abril de 2023, Musk e a X têm desafiado as decisões judiciais brasileiras, interpretando as exigências do STF como censura e ameaças à liberdade de expressão.

Na última quarta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes ordenou que o X nomeasse um representante legal no Brasil dentro de 24 horas, sob pena de suspensão das operações da plataforma no país. A empresa, no entanto, se recusou a cumprir a determinação, e o prazo expirou na noite de quinta-feira (29).

A decisão do STF foi motivada pelo fechamento do escritório do X no Brasil, o que, segundo a legislação brasileira, contraria o artigo 1.138 do Código Civil, que exige que empresas estrangeiras operando no país tenham um representante legal. A situação foi agravada pelas postagens de Musk em sua conta pessoal na plataforma, nas quais atacou diretamente o ministro Alexandre de Moraes.

Até o momento, o ministro Alexandre de Moraes não se pronunciou oficialmente sobre o descumprimento da ordem judicial por parte do X. Caso o STF determine o bloqueio da plataforma, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá notificar as operadoras de internet no país para que suspendam o acesso à rede social.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral