As eleições para escolha de um novo presidente dos Estados Unidos irão ocorrer no dia 5 de novembro de 2024. Até lá, muito tem se especulado sobre o impacto do resultado na política internacional. Os países da Europa estão entre os que serão impactados diretamente pelo resultado do pleito americano. Mas por que?
Um dos motivos para o interesse da Europa nas eleições americanas é a economia. A economia dos Estados Unidos é uma das maiores do mundo e está fortemente interligada com a economia global. Decisões econômicas, como políticas comerciais, investimentos e regulação financeira, podem ter consequências significativas para a economia europeia.
Outro ponto importante é a segurança e a defesa. Em meio às tensões da guerra entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e Palestina, ambas com influência direta dos EUA, as políticas de defesa e segurança norte-americanas têm um impacto direto na segurança europeia, já que a Europa depende em grande parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), liderada pelos Estados Unidos, para sua segurança e defesa.
Os Estados Unidos desempenham um papel central na manutenção da estabilidade global. Instabilidade política ou incerteza nos EUA pode ter ramificações globais, afetando a segurança e a economia em todo o mundo, incluindo na Europa.
Da mesma forma, as políticas externas dos Estados Unidos têm um impacto significativo em todo o mundo, incluindo na Europa. Questões como segurança, comércio, mudanças climáticas e cooperação internacional são áreas onde os EUA desempenham um papel crucial e as decisões tomadas pelo governo americano afetam diretamente os interesses europeus.
Em caso de vitória de Biden, sua administração provavelmente buscará fortalecer a cooperação entre os membros da OTAN e garantir que os compromissos de defesa mútua sejam mantidos, especialmente diante de desafios como a Rússia e a segurança cibernética. Já Trump questionou repetidamente o compromisso dos Estados Unidos com a OTAN e pressionou os países europeus a aumentarem seus gastos com defesa. Uma vitória de Trump poderia aumentar a incerteza sobre o compromisso dos Estados Unidos com a segurança europeia e criar divisões dentro da OTAN, enfraquecendo assim a defesa coletiva na região.
_______________________________________________________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.