Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Começa julgamento de Trump: acusações de atriz pornô podem levar ex-presidente à prisão

Trump é acusado de ocultar pagamentos à atriz pornô Stormy Daniels como despesas legais.

15/04/2024 às 16h51

Nesta segunda-feira (15), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrentou o primeiro de quatro julgamentos criminais. Ele é acusado de um suposto encobrimento contábil de pagamentos feitos à ex-atriz pornô Stormy Daniels durante a campanha presidencial de 2016, quando foi eleito presidente. 

O julgamento aconteceu em um Tribunal de Manhattan, Nova York. A sessão inicial visou selecionar os 12 jurados do caso, com previsão de duração de aproximadamente seis semanas. O local, que contou com a presença de manifestantes contra e a favor do ex-presidente, foi isolado a fim de evitar tumultos.

Acusações da atriz pornô podem levar ex-presidente à prisão - (Reprodução/Fotos Públicas) Reprodução/Fotos Públicas
Acusações da atriz pornô podem levar ex-presidente à prisão

Na véspera do julgamento, Trump publicou na plataforma ‘Truth Social’ que estará “lutando por si mesmo e pelo país”. 

“Amanhã de manhã estarei no Tribunal Criminal, diante de um juiz totalmente em conflito, de um promotor corrupto, de um sistema legal CAÓTICO, um Estado sendo invadido por crimes violentos e corrupção, e os capangas do corrupto Joe Biden ‘manipulando o sistema’ contra seu oponente político, EU”, disse Trump.

A acusação

A promotoria afirma que Trump, por meio de seu advogado pessoal na época, Michael Cohen, pagou US$ 130 mil a Stormy Daniels para mantê-la em silêncio sobre um suposto caso extraconjugal. O problema surge na classificação deste pagamento como despesa legal, o que viola leis eleitorais. 

Ou seja, esse dinheiro foi usado como despesa de campanha, mas não foi declarado, o que é ilegal. Ao todo, o ex-presidente responde a 34 acusações. 

Se considerado culpado, Trump poderia enfrentar até 4 anos de prisão. Isso marca um momento sem precedentes na política americana, já que nenhum ex-presidente jamais foi condenado criminalmente. Além disso, o julgamento acontece em meio à corrida presidencial, onde Trump é um dos principais candidatos do Partido Republicano. As eleições acontecem no dia 5 de novembro. 

Trump e ex-atriz pornô Stormy Daniels - (Reprodução/Internet) Reprodução/Internet
Trump e ex-atriz pornô Stormy Daniels

O que diz a defesa de Trump

Enquanto Trump nega veementemente as acusações, alegando que se trata de uma perseguição política, a sua defesa argumenta que ele realizou os pagamentos sob coação, alegando que estava sendo extorquido. 

Por outro lado, a acusação sustenta que esse padrão de comportamento não é uma ocorrência isolada, citando dois casos anteriores em que Trump teria empregado o mesmo esquema. Esses pagamentos foram destinados a um porteiro e a outra mulher com quem supostamente teve uma relação, segundo as alegações apresentadas.

___________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.