O Centro de Previsão do Clima Espacial (Space Weather Prediction Center), uma divisão do Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (SWN) está monitorando o Sol após uma série de explosões solares e emissão de massa que começaram na última quarta-feira (08). Os meteorologistas emitiram um Alerta de Tempestade Solar e Geomagnética Severa (grau G4) para a noite desta sexta-feira (10) que pode afetar as telecomunicações na Terra.
LEIA TAMBÉM
Esta é considerada a maior tempestade solar nos últimos 20 anos e, conforme o comunicado emitido pelo Centro Norte-Americano de Previsão do Clima Espacial, as condições favoráveis para ocorrência de tempestade geomagnética devem permanecer durante todo o final de semana impulsionadas por erupções solares adicionais.
O comunicado SWPC diz que “um grande aglomerado de manchas solares produziu várias erupções solares de moderadas a forte desde a quarta-feira. Pelo menos cinco explosões foram associadas a emissões de massa que parecem ser dirigidas à Terra”.
Tempestade solar é um fenômeno provocado pela emissão de partículas e radiação do Sol. Ela é capaz de afetar sistemas de telecomunicações, satélites e a eletricidade na Terra. Estas tempestades podem impactar infraestruturas na órbita próximo da superfície do planeta, como os satélites espaciais. O Centro de Previsão do Clima Espacial já notificou as operadoras de telecomunicações para tomarem as medidas de proteção que eventualmente sejam necessárias.
De acordo com o pesquisador da Universidade George Manson, Peter Becker, são mínimas as chances de que algo realmente impactante ocorra nas telecomunicações mundiais em razão da tempestade solar.
______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.