Dados da Defesa Civil do Piauí apontam que 40 municípios estão em situação grave devido à estiagem que afeta o estado. Porém, esse número sobe para 106 quando são levados em consideração os municípios que estão em emergência devido a falta ou a irregularidade de precipitações.
Efeito impulsionado pelo fenômeno El Nino, a estiagem tem afetado em sua grande maioria cidades do Sul do estado. O governador Rafael Fonteles lançou nesta segunda-feira (19) Operação Águas e Vida Piauí – Plano de Contingência para os Impactos do El Nino, que tem como objetivo o desenvolvimento de ações para garantir a convivência com a seca.
Ao todo, serão R$ 798,5 milhões destinados para a construção de cisternas de captação e armazenamento de água, limpeza de açudes, recuperação de barragens e carro-pipa e ainda perfuração de poços, adutoras, sistemas de abastecimento de água e construção de novas barragens.
"Temos um plano complexo, que envolve 13 órgãos e contempla os 224 municípios do estado, com foco nos 106 municípios que vivem alguma situação de emergência e, dentre esses, 40 que estão numa situação mais grave", resumiu o chefe do Executivo.
Um dos eixos de atuação do plano são os investimentos em conhecimento e inovação junto à Defesa Civil, Meio Ambiente e Instituto de Desenvolvimento do Piauí para trabalhar a prevenção dos efeitos do fenômeno. Os recursos também serão direcionados para a sustentabilidade econômica, por meio do apoio à agricultura familiar, programas de garantia safra e de aquisição de alimentos.
O plano será coordenado pela Secretaria de Planejamento e inclui a Secretarias de Agricultura Familiar, da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Defesa Civil, da Irrigação, Infraestrutura, Agespisa, Instituto do Desenvolvimento do Piauí, Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi).