Mais de 4,8 mil candidatos ao concurso da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), realizado no domingo (14), não compareceram aos locais de prova. No total, o certame registrou 13.895 inscrições. A taxa de abstenção, segundo a banca organizadora Idecan, foi de 35,09%.
LEIA TAMBÉM
Para a comissão do concurso, a aplicação foi “tranquila” e o número de ausências está “dentro da média”. Apenas três candidatos foram eliminados devido à emissão de sinal sonoro por aparelhos celulares, proibição prevista no edital.
O certame ocorreu em 23 escolas de todas as regiões de Teresina, cujos portões foram abertos às 7h. As provas para cargos de nível médio aconteceram entre 8h e 12h, enquanto as de nível superior foram respondidas das 14h às 19h.
Um total de 181 candidatos que solicitaram atendimento especial, dentre pessoas com deficiência (PCDs) e com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), participaram do concurso na Unidade Escolar Professor Felismino Freitas, no bairro Mocambinho I, zona Norte da capital.
As 201 vagas para contratação imediata e cadastro de reserva oferecidas pela Alepi contam com salários de R$ 2.644 (nível médio) a R$ 4.068 (nível superior). Conforme o edital, as próximas etapas incluem:
Resultado preliminar das provas objetivas: 16/02;
Resultado definitivo das provas objetivas: 29/02;
Resultado preliminar das provas discursivas: 19/03;
Resultado definitivo das provas discursivas: 01/04.
Confira os cargos:
Nível médio: administrativo, design e produção, audiovisual, edificações, eletricista, fotojornalismo, operação de som e imagem, segurança do trabalho;
Nível superior: administração pública, análise de suporte em rede – infraestrutura, arquitetura, arquivista, biblioteconomia, ciência política, contabilidade, controle interno, desenvolvimento, design gráfico, direito, engenharia civil, engenharia elétrica, estatística, história, tradutor e intérprete de Libras, jornalismo, direito previdenciário, mídias sociais, pedagogia, planejamento e orçamento, relações públicas, revisão de texto, técnica legislativa.