Acontece neste domingo (14) o concurso da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Ao todo, foram 13.895 candidatos inscritos. O certame oferta 201 vagas para contratação imediata e cadastro de reserva, para níveis superior e médio. Os salários variam de acordo o cargo pretendido, podendo ser de R$ 2.644 para vagas de nível médio a R$ 4.068 os de nível superior.
LEIA TAMBÉM
As provas serão realizadas em dois turnos. Para candidatos de cargos de nível médio, os portões dos locais onde as provas serão aplicadas abrem a partir das 7h. Eles devem responder às questões entre as 8h e às 12h. Já para os candidatos de nível superior, os portões abrem a partir das 13h. Estes têm o período de 14h às 19h para responderem a prova.
Segundo a Alepi, a recomendação é que os participantes cheguem com uma hora de antecedência, portando caneta azul ou preta feita de material transparente, além do Cartão de Confirmação de Inscrição impresso e um documento de identidade original com foto em boas condições.
Caso tenha perdido ou sido roubado, o participante deve ter um boletim de ocorrência emitido há no máximo 30 dias e passar por processo de identificação.
Acessibilidade
A (Alepi) solicitou à banca organizadora, Idecan, que providenciasse estruturas adequadas para garantir a inclusão e a acessibilidade de todos os candidatos durante o concurso. Um total de 181 candidatos receberão apoio especializado.
Entre as adaptações, estão cadeiras para canhotos, solicitadas por 49 inscritos, e tempo extra de prova para 29 candidatos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). A banca também atenderá a necessidades específicas de candidatos com diferentes deficiências, incluindo 16 cadeirantes, provas com letras ampliadas para 21 pessoas, ledores para 16 deficientes visuais e 16 transcritores.
Para facilitar a logística e garantir a segurança, os candidatos que necessitam de atendimento especial realizarão suas provas na Unidade Escolar Professor Felismino Freitas - Mocambinho I.
Além disso, a Alepi assegurará a proteção de mulheres durante o exame. Cinco gestantes receberão atenção especial da equipe de saúde, e 17 lactantes terão direitos garantidos pela lei 7.737/22. Esta lei permite que mães amamentem seus filhos em sala separada durante o concurso, com o tempo de amamentação sendo acrescido ao final do período oficial da prova.
Como consultar o local de prova?
Para consultar o local onde será aplicada a prova, o candidato precisa acessar o site da Idecan, banca organizadora do concurso. Lá, basta digitar o CPF para conferir o local exato em que irá prestar o certame.
Provas
O certame inclui prova objetiva e discursiva que abordam assuntos de conhecimentos gerais e específicos de acordo com o cargo desejado. As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, constarão de 60 questões, com peso diferenciado conforme o edital.
Vagas
O concurso oferta um total de 68 vagas para a contratação imediata de servidores. São 54 vagas de analista legislativo nível superior e 13 vagas de técnico legislativo especializado nível médio. Além disso, estão sendo ofertadas 134 vagas para cadastro de reserva.