Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Redação para concursos públicos: veja dicas de como fazer um bom texto

É importante evitar períodos longos e priorizar a simplicidade facilita a compreensão do avaliador.

18/12/2023 às 17h20

Na busca por aprovação em concursos públicos, os candidatos devem ter atenção especial à redação. Em primeiro lugar, para obter êxito nessa etapa, a clareza na exposição de ideias é imprescindível. Além disso, evitar períodos longos e complexos e priorizar a simplicidade facilita a compreensão do avaliador.

Em entrevista a O DIA TV, a professora de redação Priscila Monteiro compartilhou diversas orientações e insights para os concurseiros de plantão. "A redação já era cobrada, mas ela vem sendo cada vez mais exigida. Aqui no Piauí, por exemplo, temos uma lei que tornou a redação obrigatória. Isso eleva o nível de preparo necessário", destaca a professora.

Redação para concursos deve ser coesa e fácil compreensão  - (Freepik) Freepik
Redação para concursos deve ser coesa e fácil compreensão

De acordo com a especialista,  é muito importante não deixar os estudos para a última hora, um hábito comum entre muitos concurseiros. “Para se preparar, é preciso ter a consciência de que você precisa estudar e não deixar para última hora. Você deve saber o conteúdo programático específico que será cobrado na redação do concurso e construir o texto em cima daquilo que está sendo pedido”, afirma. 

A coesão textual e organização estrutural do texto são critérios que devem ser seguidos. Sendo assim, as ideias devem ser organizadas de forma lógica, estabelecendo conexões entre os parágrafos. O uso adequado de conectivos contribui para uma leitura fluida e coerente. Vale ressaltar que cada argumento deve ser bem desenvolvido,  com exemplos e evidências que enriqueçam sua argumentação.

É necessário ainda ter atenção com a apresentação visual da redação. "O candidato deve respeitar as margens e escrever com a letra legível. É bom treinar e aprender a usar os conectivos, estruturar de forma correta os parágrafos e, para isso, é preciso ajuda de bons profissionais que possam corrigir as redações”, acrescenta  Priscila Monteiro. 

A professora ressalta a aplicação de referências socioculturais na redação, similar ao Enem, enfatizando que é importante conectar conhecimentos diversos ao tema proposto. “As redações de concursos públicos também exigem aplicação de alguma área do saber, como filmes, séries ou livros, desde que estejam encaixados dentro do tema”.

Evitar fugir do tema é crucial, pois as redações podem ser eliminatórias ou classificatórias, impactando diretamente no resultado do concurso. Outra dica é treinar a escrita de redações regularmente. “Produza uma redação toda semana, tratando como uma prática sagrada para aprimorar suas habilidades. Adapte os treinos de redação ao horário mais produtivo para você”, diz a professora. 

Por fim, Priscila Monteiro reforça a importância de manter a calma, especialmente na reta final dos estudos para a realização do concurso. “O nervosismo pode te atrapalhar. Mantenha a calma, o que você estudou até agora será bem utilizado”, pontuou. 

Confira dicas para fazer boas redações em concursos públicos:

1. Clareza na exposição de ideias:

   - Priorize frases simples e diretas.

   - Evite períodos longos e complexos.

2. Coesão textual:

   - Organize ideias de forma lógica.

   - Utilize conectivos para estabelecer conexões entre parágrafos.

3. Desenvolvimento de argumentos:

   - Enriqueça sua argumentação com exemplos e evidências.

   - Dedique espaço adequado para cada ponto abordado.

4. Gramática e ortografia:

   - Revise cuidadosamente para corrigir erros.

   - Atente-se ao uso adequado da pontuação.

5. Vocabulário adequado:

   - Evite repetições desnecessárias.

   - Utilize termos precisos para expressar suas ideias.

6. Atualização sobre temas relevantes:

   - Mantenha-se informado sobre questões contemporâneas.

   - Utilize conhecimento atualizado para embasar seus argumentos.